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PRÊT-À-PORTER: DE CURITIBA PARA O MUNDO

Créditos: Divulgação/Amey
Em 1966, auge da alta-costura francesa, Yves Saint Laurent cria uma coleção visando a fabricação comercial, surge então o prêt-à-porter, ou pronto para vestir, em português. Enquanto a alta-costura diz respeito ao segmento acessível apenas para algumas pessoas, o prêt-à-porter faz a linha democrática, apresentando peças de passarela que, normalmente, podem ir diretamente para a vida real.

Atualmente poucas marcas se encaixam nesse segmento. Grande parte das marcas de roupas femininas são as chamadas fast-fashion, com produção em larga escala, como as conhecidas C&A e Renner. Contudo, em Curitiba, uma marca prêt-à-porter vêm se destacando no mercado de e-commerce de moda nacional e internacional. A Amey surgiu em 2014 a partir do sonho de sua fundadora, Amanda Britto, de criar roupas perfeitas para qualquer biotipo e valorizar o poder da mulher através delas.

Criação e Produção

Os desenhos, conhecidos como croquis, de cada coleção são feitos meses e tem inspiração em diversos temas que vão desde mulheres poderosas como a Audrey Hepburn e a Marilyn Monroe, até elementos da natureza. As estampas também são exclusivas, o que torna a peça ainda mais única. Depois do croqui pronto, a equipe de criação utiliza uma técnica chamada de Draping ou Moulage. Nesse método a modelagem ocorre em três dimensões - ao utilizar um manequim especial no lugar dos moldes em papel, é possível visualizar o resultado da modelagem desde o momento de sua concepção. Essa técnica permite a confecção de modelos modernos e inovadores que se adaptam às curvas do corpo feminino.

Estrutura

Em um espaço com mais de 500 m², a fábrica produz todas as peças de cada coleção em pequena escala, trazendo o conceito de prêt-à-porter novamente ao estilo de produção. A sede administrativa e o centro de distribuição da marca ficam localizados em Curitiba, a 380 km de Arapongas, onde fica localizada a primeira loja física e modelo de concessão da marca, chamada Amey Concept.

Graças ao crescimento da marca em 2016, a fundadora Amanda Britto encontrou nos EUA uma oportunidade de alavancar ainda mais os negócios. A Amey está internacionalizando a marca, estabelecendo empresa em Miami em fevereiro 2017 e inicia sua operação de vendas online para todo os EUA em setembro deste ano.

 Amey

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