PRÊT-À-PORTER: DE CURITIBA PARA O MUNDO
Créditos: Divulgação/Amey |
Em
1966, auge da alta-costura francesa, Yves Saint Laurent cria uma coleção visando
a fabricação comercial, surge então o prêt-à-porter, ou pronto para vestir, em
português. Enquanto a alta-costura diz respeito ao segmento acessível apenas
para algumas pessoas, o prêt-à-porter faz a linha democrática, apresentando
peças de passarela que, normalmente, podem ir diretamente para a vida
real.
Atualmente poucas
marcas se encaixam nesse segmento. Grande parte das marcas de roupas femininas
são as chamadas fast-fashion, com produção em larga escala, como as conhecidas
C&A e Renner. Contudo, em Curitiba, uma marca prêt-à-porter vêm se
destacando no mercado de e-commerce de moda nacional e internacional. A Amey
surgiu em 2014 a partir do sonho de sua fundadora, Amanda Britto, de criar
roupas perfeitas para qualquer biotipo e valorizar o poder da mulher através
delas.
Criação e
Produção
Os
desenhos, conhecidos como croquis, de cada coleção são feitos meses e tem
inspiração em diversos temas que vão desde mulheres poderosas como a Audrey
Hepburn e a Marilyn Monroe, até elementos da natureza. As estampas também são
exclusivas, o que torna a peça ainda mais única. Depois do croqui pronto, a
equipe de criação utiliza uma técnica chamada de Draping ou Moulage. Nesse
método a modelagem ocorre em três dimensões - ao utilizar um manequim especial
no lugar dos moldes em papel, é possível visualizar o resultado da modelagem
desde o momento de sua concepção. Essa técnica permite a confecção de modelos
modernos e inovadores que se adaptam às curvas do corpo feminino.
Estrutura
Em um
espaço com mais de 500 m², a fábrica produz todas as peças de cada coleção em
pequena escala, trazendo o conceito de prêt-à-porter novamente ao estilo de
produção. A sede administrativa e o centro de distribuição da marca ficam
localizados em Curitiba, a 380 km de Arapongas, onde fica localizada a primeira
loja física e modelo de concessão da marca, chamada Amey Concept.
Graças ao
crescimento da marca em 2016, a fundadora Amanda Britto encontrou nos EUA uma
oportunidade de alavancar ainda mais os negócios. A Amey está
internacionalizando a marca, estabelecendo empresa em Miami em fevereiro 2017 e
inicia sua operação de vendas online para todo os EUA em setembro deste
ano.
Amey
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