Header Ads

Empresas aceleram a implementação de tecnologias de Análise de Dados e Inteligência Artificial em seus negócios após pandemia

 

Especialistas e executivos do setor de tecnologia da informação estão convictos: as capacidades de Inteligência Artificial, que antes eram apenas consideradas para a automação do relacionamento com os clientes, entraram para a lista de prioridades das organizações após pandemia. Em encontro promovido pela Oi Soluções, provedora e integradora de soluções de TI para o mercado corporativo, clientes e executivos da empresa afirmaram que serviços de analytics e inteligência artificial permeiam cada vez mais as diferentes áreas de negócios, ganhando mais relevância no mercado.

De acordo com estudo inédito da IDC, fornecedora de inteligência de mercado e consultoria para o setor de TIC, em dezembro de 2019, 49% das empresas tinham o objetivo de implantar tecnologias como analytics, inteligência artificial/machine learning. Este número saltou para 59% em maio de 2020.

Os dados comprovam que, para enfrentar a crise trazida pela pandemia, as empresas estão buscando acelerar a inovação por meio de soluções de tecnologia que tenham potencial de gerar agilidade, eficiência e diferencial competitivo.

“O grande desafio das empresas é traduzir dados em informação para beneficiar seus negócios. E isso se faz com analytics e com o uso de inteligência artificial. Com dados traduzidos de forma estruturada é possível obter insights relevantes para o negócio”, afirma a head de Oi Soluções, Adriana Viali, acrescentando que esses dados têm grande valor não apenas para organizações privadas.

“Dentre os projetos da Oi Soluções, temos, por exemplo, alguns voltados para a Segurança Pública em que é possível identificar pessoas a partir da captura de dados por meio de câmeras. Esses dados são traduzidos e trabalhados para os órgãos de segurança. Então, é importante destacar a diversidade de aplicações de casos de uso de analytics e inteligência artificial. Trata-se de aplicação no núcleo dos negócios de diversas indústrias e setores”.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.