RPC lança aplicativo voltado para clientes e agências
Primeiro no
mercado com essa abordagem, app avisa quando campanha está no ar e ajuda a ver
resultados em tempo real
A RPC, afiliada à Globo no Paraná, acaba de
lançar para seus anunciantes e agências parceiras o “Negócios RPC”. O app mostra
o histórico dos comerciais que foram ao ar, com a possibilidade de filtrar as
inserções por regiões de exibição e, no caso de agências, filtros por cliente.
Também avisa quando o próximo comercial irá ao ar,
15 minutos antes de começar o programa, notificação que pode ser
compartilhada por e-mail, WhatsApp ou redes sociais. Dentro do próprio
aplicativo, o usuário tem os contatos do executivo que o atende e pode escolher
visualizar um resumo diário ou semanal das suas exibições.
Para as agências, o app possibilita
identificar facilmente quais materiais estão no ar, em quais regiões de exibição
e de acordo com o cliente. Marcio Aparecido Benetton, proprietário da Studio B
Comunicação, de Paranavaí, atende clientes da região noroeste do Paraná e
aprovou a ferramenta. “Já aconteceu de eu estar no cliente e aparecer a
notificação de que o comercial dele iria passar. Ele ligou a televisão e viu na
hora o nosso trabalho, que batia exatamente com o mapa de inserção”, conta
Benetton. Para ele, em um cenário em que os clientes estão cada vez mais
críticos e acompanhando de perto os resultados em publicidade, o aplicativo veio
em boa hora. “Acho que é uma ferramenta a mais para ter certeza da veiculação, e
que demonstra a força do veículo em trazer um produto de vanguarda, sempre
inovando e colocando isso nas nossas mãos”, disse.
Já para o anunciante, é mais uma forma
de visualizar os resultados em seu negócio. João Vicente Barbur Carneiro,
diretor da Attuale Móveis e Decoração, de Ponta Grossa, viu no aplicativo uma
forma de acompanhar diariamente o que é contratado. “A primeira impressão que se
tem é a de ser uma ferramenta óbvia, pois teoricamente você contratou o plano de
mídia e sabe onde seu comercial estará. Mas na correria do dia a dia, você
esquece que contratou aquilo e não consegue acompanhar tudo que é exibido. E
essa é a melhor função do aplicativo, mostrar no seu cotidiano quando sua marca
está no ar. Para quem está na ponta, atendendo diretamente o cliente, isso é
muito importante. A última campanha, por exemplo, no dia que ela foi ao ar e fui
avisado pela notificação, no momento que abrimos a loja, constatamos clientes
buscando a promoção anunciada. Isso era uma coisa que antes a gente não
conseguia mensurar”, conta Carneiro.
“Essa é mais uma inciativa da
RPC com objetivo de facilitar o dia a dia
dos nossos parceiros – anunciantes e agências – na hora de acompanharem suas
campanhas de uma forma muito direta e ágil. O aplicativo reafirma o nosso
compromisso com a entrega e tangibiliza os resultados do investimento
publicitário na TV aberta, um meio que, com toda a sua capacidade de informar,
divertir e emocionar, impacta, diariamente, milhões de pessoas”, explica Eduardo
Boschetti, diretor geral da RPC.
O aplicativo foi todo desenvolvido
internamente e está disponível para iOS e Android nas lojas Apple Store e Google
Play, para agências parceiras e anunciantes RPC. Intencionalmente, foi criado
para ser leve e ocupar pouco espaço na memória do celular. “A ideia é que o
usuário não precise de um tutorial ou de muitos passos para encontrar as
informações que precisa. Por isso, o “Negócios RPC” tem um design clean,
é fácil de usar e intuitivo”, conta Roberto de Oliveira, coordenador de projetos
de TI da RPC e à frente do desenvolvimento do app.
Nenhum comentário