Header Ads

Tribuna se renova com nova marca e projeto gráfico

“Los 3 Inimigos” do cartunista Tiago Recchia completam 20 anos e também voltam para as páginas onde nasceram


A Tribuna, jornal que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), apresenta sua nova marca e seu novo projeto gráfico para tornar a publicação ainda mais divertida, alegre e mais próxima do seu público. Entre as novidades está a volta dos “Los 3 Inimigos”, personagens do cartunista Tiago Recchia.

No ano em que completa 20 anos, a famosa charge esportiva Los 3 Inimigos – que surgiu dentro da Tribuna no final de 1996 – retorna para as páginas onde nasceu. Tiago Recchia conta que começou retratando jogadores e dirigentes depois que o Coxa e o Atlético subiram para a primeira divisão do futebol, no final de 1995. “Mas vi que não ia conseguir sustentar só com isso, principalmente nas épocas de intervalo do futebol. Então, criei o Los 3 Inimigos para ser uma muleta, quando não tivesse assunto. Não tinha intenção de levá-los adiante. Mas o público gostou e pediu mais e mais. Afinal, eles são o alter ego dos torcedores”, relembra. Os personagens Atleticon, Corisco e Paranito caíram no gosto dos torcedores, fizeram parte da Tribuna por 10 anos, depois passaram uma temporada na Gazeta do Povo e agora retornam para casa. A charge de reestreia já está no site.

A nova logo dá ênfase no “Tri” de Tribuna. A ‘cara’ nova do jornal tem objetivo de trazer uma leitura rápida, mais dinâmica, agradável, alegre e divertida. Muitas cores e ícones gráficos serão usados. Os títulos são mais leves, mesclados com as texturas das fotos, que também estão mais valorizadas. E as novas fontes foram escolhidas para tornar a leitura mais fluída.

A capa e a logo não vão ter uma cor fixa. Eduardo Picanço Aguida, coordenador de paginação, explica que elas vão mudar conforme o assunto ou o time de futebol que estampar a manchete. Os títulos poderão vir em cima, embaixo ou no meio, na horizontal ou vertical.

A mudança gráfica consolida os pilares editoriais reformulados em 2012, quando colocou como propósito ser os olhos, a voz e o sorriso do leitor, além de tornar os leitores os principais protagonistas de suas páginas. O diretor de Redação, Rafael Tavares, afirma que esta nova reformulação representa a “plenitude dos nossos objetivos, reforçando o que formulamos anos atrás”.

As notícias passam a ser agrupadas por relevância. A notícia que for manchete virá sempre nas primeiras páginas, independentemente da editoria a que pertença (esporte, política, dia a dia). Com o novo projeto gráfico, ganha destaque a editoria “Tamo Junto”, destinada para ajudar pessoas e trazer as notícias dos bairros. Para falar das notícias diárias que afetam a vida dos curitibanos, tem a editoria “Tamo Ligado”, que será personalizada diariamente, conforme o assunto: “Tamo Ligado na Lava Jato”, “Tamo Ligado na Tarifa do Busão”. Para o chefe de Redação, Miguel Andrade, a característica da Tribuna é ser dinâmica, nunca ficar parada no tempo, assim as mudanças são periódicas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.