Dores lombares? Saiba como o Pilates pode prevenir e ainda tratar esse problema
No dia a dia
Greice afirma que, além da prática no estúdio, a atividade fÃsica ensina movimentos e ações cotidianas corretas que evitam o aparecimento da dor lombar. “Procuramos ensinar os alunos a praticarem o Pilates no dia a dia, educando-os a executar movimentos como levantar, pegar objetos, sentar corretamente e ainda a respirar”, destaca.
O principal objetivo do Pilates é trabalhar as limitações e as disfunções corporais que geram as sobrecargas na coluna. Por ser um método muito completo, possui uma composição muito grande de exercÃcios que trabalham a mobilidade, fortalecem, alongam e proporcionam além de uma ótima consciência corporal, uma sensação de bem estar por completo.
A dor nem sempre significa lesão
A fisioterapeuta Franciele Silva esclarece que, ao contrário do que pensamos, os estudos mais recentes vêm comprovando que a prioridade para o tratamento das dores na coluna é o movimento. “Quando há a presença de dor lombar não devemos deixar de nos exercitar”, frisa, ao argumentar que no caso de uma dor aguda na coluna, ou algum problema grave, é preciso atenção e busca de outras alternativas de tratamento.
Greice ressalta que é após uma minuciosa avaliação fÃsica que será possÃvel determinar quais os exercÃcios de Pilates que serão feitos para prevenir ou mesmo tratar a dor. “A maioria das dores lombares são originárias por uma sobrecarga e não por uma patologia. Recuperando o equilÃbrio corporal por meio do Pilates essa dor poderá desaparecer”, finaliza, ao citar ainda, que na maioria dos casos, as melhoras são sentidas no primeiro mês da prática da atividade fÃsica.
O Espaço Original fica na Rua 2970, 420 - Centro - Balneário Camboriú.Telefone: (47) 3367.9015

Nenhum comentário