Chef Walner Sovi desenvolve deliciosa receita de costela na cerveja preta e açúcar mascavo
Domingo é dia de reunir a família e os amigos, e nada como um prato diferente no almoço para tornar o fim de semana mais especial. O Chef Walner Sovi, que há mais de 10 anos comanda a gastronomia do meio consular, apresenta esta receita de costela na cerveja preta e açúcar mascavo para quem gosta de surpreender os convidados. Confira:
Costela na cerveja preta e açúcar mascavo
Serve 8 pessoas
Ingredientes
8 tiras de costela com peso total de 4 kg, aproximadamente
2 long neck de cerveja preta
200 ml de vinho tinto
5 colheres de sopa de açúcar mascavo
5 colheres de sopa de vinagre de maçã
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
20 g de manteiga sem sal
2 cenouras picadas
2 cebolas médias picadas
5 dentes de alho esmagados
1 alho-poró picado
½ colher de farinha de trigo
Modo de preparo
Coloque em uma tigela todos os temperos (menos o vinho e a farinha de trigo) misturados com a cerveja. Tempere a carne com esse molho e deixe marinando de um dia para o outro. Retire da geladeira por meia hora para voltar à temperatura ambiente. Ponha os legumes da marinada em uma assadeira e disponha a costela sobre eles, com o osso para baixo. Cubra com folha de alumínio e coloque em um forno pré-aquecido a 140 graus. Depois de duas horas 15 minutos, vire a costela e continue com a assadeira coberta por mais 45/50 minutos. Se estiver secando, coloque um pouco de água fervente. Teste para ver se está macio. Se estiver, retire a folha de alumínio, abaixe para 120 graus e deixe assando por mais 10 minutos de cada lado. Retire a carne do forno, transfira para uma outra assadeira, cubra novamente e vamos preparar o molho.
Coloque a assadeira do assado sobre o fogão em fogo baixo. Polvilhe a farinha de trigo. Despeje o vinho e com uma colher de pau limpe todo o fundo. Quando o liquido reduziu para a metade, coe tudo para uma panela pequena. Nessa panela, coloque a manteiga e bata com um fouet até fazer um molho bem homogêneo. Aqueça e sirva sobre a carne.
Nenhum comentário