Arquitetura/Decoração - Transforme ambientes com revestimentos nas paredes
Veja na prática como incorporar os revestimentos ao ambiente
Outubro, 2015 – Para mudar a decoração da casa ou de um espaço comercial e trazer mais personalidade ao ambiente apostar em revestimentos nas paredes pode ser uma excelente opção. De diferentes tipos e capazes de agradar aos mais diversos gostos e bolsos estão cada vez mais modernos e com design diferenciado. Mas é preciso cuidado na hora da escolha, segundo indica a arquiteta Sarah Penido. “Antes de tudo é necessário levar em conta onde será aplicado o revestimento, se tem baixo ou alto custo e como deverá ser feita a limpeza”.
Papel de parede, couro, madeira, revestimento cimentício, pastilhas, ladrilhos hidráulicos e inúmeros outros. A cada ano são lançadas novidades ao mercado o que torna um desafio a escolha. Também é importante estar atento se a estética está de acordo com a funcionalidade do revestimento escolhido.
“Existe uma gama grande de revestimentos e muitas vezes tentar escolher sozinho qual é a melhor opção para inserir dentro de um ambiente pode ser complicado. O ideal é determinar primeiro onde ele será aplicado, avaliar se é possível receber algum tipo de revestimento e a partir daí buscar qual é o tipo mais indicado e a sua resistência”, explica a arquiteta.
A aplicação do revestimento também merece atenção. Dependendo do produto pode ter algum tipo de restrição de uso e pode ser necessário algum cuidado especial. “Estar atento às recomendações de cada fabricante e contratar mão de obra especializada na aplicação dos revestimentos fazem toda a diferença. Com certeza, evitam transtornos futuros”, alerta.
Agora se a dúvida é com relação a como incorporar um tipo de revestimento no ambiente, não há uma regra específica.
“Hoje a decoração do ambiente carrega muito da personalidade da pessoa ou da marca (no caso de um espaço comercial). É possível ousar e criar, mas para que a decoração não fique carregada é importante harmonizar os elementos. No caso de uma loja ou escritório, por exemplo, levar em consideração o padrão da marca e o público que se pretende atingir são fatores fundamentais”, conta.
Para não errar o ideal é buscar se aproximar da paleta de tons que já existam no local ou escolher algo que seja capaz de complementar a decoração do ambiente. Misturar dois ou mais materiais em um único cômodo ou espaço comercial poderá ser realizado, mas é preciso cuidar com o padrão das figuras (se houver) e as texturas.
Nenhum comentário