Os dois maiores aeroportos brasileiros se preparam para o aumento nas viagens
Os aeroportos de Guarulhos e Galeão adquiriram uma nova tecnologia para lidar com o o aumento nas viagens aéreas
Crescente demanda por viagens passa exigir cada vez mais dos aeroportos - GRU Airport
Aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro vão usar uma nova tecnologia para agilizar e melhorar o atendimento de passageiros em meio a alta nas viagens aéreas.
O aeroporto internacional de São Paulo – Guarulhos (GRU Airport) e o Tom Jobim (RIOgaleão) são os primeiros da América Latina e Caribe a implantar a uma nova solução que fornecer serviços móveis aos passageiros para melhorar os tempos de check-in, despacho de bagagem e o embarque.
O sistema é baseado no SITA Flex, que ao invés de priorizar o atendimento em balcões ou quiosques de check-in fixos, os serviços são baseados em plataformas móveis para os passageiros, como agentes virtuais remotos, ou através do uso dos telefones celulares. Assim, o viajante podem gerenciar suas viagens do começo ao fim, evitando usar serviços tradicionais de check in e despacho de bagagens.
A plataforma SITA Flex auxilia os aeroportos e companhias aéreas a enfrentar os desafios atuais de capacidade, especialmente com relação as restrições de recursos humanos, usando um sistema baseado em nuvem, o que permite ir além das limitações da infraestrutura tradicional de uso comum.
Em nota a Sita explica que o sistema usa uma arquitetura de Interface de Programação de Aplicação (API) que permite também a adoção de inovações futuras para o processamento de passageiros, contribuindo para preparar as operações aeroportuárias para os próximos anos.
A iniciativa assinada pelos aeroportos de Guarulhos e Galão abrange um amplo contrato de cinco anos com a Sita, que agora renova os chamados serviços de uso comum nestes aeroportos.
“Essas soluções darão suporte aos serviços das nossas companhias aéreas e, ao mesmo tempo, permitirão que novos serviços baseados em nuvem sejam oferecidos de forma mais conveniente e flexÃvel para os nossos passageiros viajarem”, comentou Ricardo Suzano, coordenador de operações da Gol Linhas Aéreas Inteligentes e presidente do GRU Airlines Club.
As duas concessionárias, GRU Airport e RIOgaleão, também se destacam por terem sido as primeiras a implantar a tecnologia de autodespacho de bagagem, realizado pelo próprio passageiro, quando em 2018 contrataram o SITA Smart Path Bag Drop. Anteriomente também haviam empregado a tecnologia de uso comum para lidar com o grande fluxo de passageiros, o que ocorreu em antecipação a Copa do Mundo da Fifa de 2014 e os Jogos OlÃmpicos de 2016.
O contrato de cinco anos assinado com a Sita inclui um upgrade na tecnologia de processamento de passageiros, cobrindo cerca de 800 pontos de contato de uso comum, sendo aproximadamente 550 no GRU Airport e mais de 250 no RIOgaleão.
A plataforma SITA Flex auxilia os aeroportos e companhias aéreas a enfrentar os desafios atuais de capacidade, especialmente com relação as restrições de recursos humanos, usando um sistema baseado em nuvem, o que permite ir além das limitações da infraestrutura tradicional de uso comum.
Em nota a Sita explica que o sistema usa uma arquitetura de Interface de Programação de Aplicação (API) que permite também a adoção de inovações futuras para o processamento de passageiros, contribuindo para preparar as operações aeroportuárias para os próximos anos.
A iniciativa assinada pelos aeroportos de Guarulhos e Galão abrange um amplo contrato de cinco anos com a Sita, que agora renova os chamados serviços de uso comum nestes aeroportos.
“Essas soluções darão suporte aos serviços das nossas companhias aéreas e, ao mesmo tempo, permitirão que novos serviços baseados em nuvem sejam oferecidos de forma mais conveniente e flexÃvel para os nossos passageiros viajarem”, comentou Ricardo Suzano, coordenador de operações da Gol Linhas Aéreas Inteligentes e presidente do GRU Airlines Club.
As duas concessionárias, GRU Airport e RIOgaleão, também se destacam por terem sido as primeiras a implantar a tecnologia de autodespacho de bagagem, realizado pelo próprio passageiro, quando em 2018 contrataram o SITA Smart Path Bag Drop. Anteriomente também haviam empregado a tecnologia de uso comum para lidar com o grande fluxo de passageiros, o que ocorreu em antecipação a Copa do Mundo da Fifa de 2014 e os Jogos OlÃmpicos de 2016.
O contrato de cinco anos assinado com a Sita inclui um upgrade na tecnologia de processamento de passageiros, cobrindo cerca de 800 pontos de contato de uso comum, sendo aproximadamente 550 no GRU Airport e mais de 250 no RIOgaleão.
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