PUCPR Toledo promove o V Congresso Internacional de Ciências Agrárias
Iniciativa do curso de Agronomia da Universidade, evento tem foco na tecnologia de monitoramento de pragas
O curso de Agronomia do Campus Toledo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove a 5ª edição do Congresso Internacional de Ciências Agrárias, que reúne nomes reconhecidos da área e reforça a importância do agronegócio para o desenvolvimento do país. O ciclo de palestras tem foco na tecnologia de monitoramento de pragas e começa nesta quarta-feira (27), a partir das 19h, e segue até a próxima sexta-feira (29). O encontro será realizado presencialmente, respeitando todos os protocolos sanitários.
Entre os palestrantes, estão doutores, mestres e especialistas na área de biotecnologia, controle biológico, resistência, manejo e análises de mercado. Além das conferências, o evento conta com três minicursos: Monitoramento de pragas com uso de drones, Manejos de Nematoides e Identificação e criação das principais pragas da cultura de milho e soja.
Coordenador do curso de Agronomia da PUCPR em Toledo, André Prechlak Barbosa lembra que o evento começou com a primeira turma de Agronomia da Universidade, no ano de 2005.
“Na época, realizamos a Semana Acadêmica, que teve 10 edições, e avançamos com o Congresso Internacional, com maior abrangência. Desde então, o evento se consolidou e vem crescendo gradativamente em termos qualitativos e quantitativos a cada ano que passa”, pontua.
Na edição de 2021, o congresso conta com o apoio importante do Sistema Ocepar, a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná. O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Leonardo Boesche, ressalta a importância da preparação de profissionais cada vez mais capacitados para enfrentar os desafios do agronegócio.
“A PUCPR é uma das principais parceiras do sistema cooperativista, inclusive com a oferta de um mestrado profissional em Gestão de Cooperativas. Para nós, é extremamente importante disseminar esse conhecimento e participar do evento. O cooperativismo vem se destacando no cenário nacional e internacional e hoje representa mais de 60% do PIB agropecuário do Paraná, o que demostra a força do sistema cooperativista. Nesse sentido, o congresso aproxima o profissional dos desafios desse mercado e da missão que o Brasil tem de alimentar o mundo”, reforça Boesche.
A competitividade do mercado profissional e a necessidade de constantes atualizações são importantes não apenas para os acadêmicos, mas para agricultores e profissionais. Por isso, o evento se destaca também por receber um público bem diversificado de agricultores, estudantes e profissionais de vários segmentos do agro, interessados em ampliar o conhecimento na área. As inscrições podem ser feitas pelo site www.cicapucpr.com.br. As palestras são presenciais e respeitam todos os protocolos de higiene. Os encontros ocorrem no auditório Dom Anuar, da PUCPR Toledo (Av. União, 500 – Vila Becker). As palestras também serão transmitidas pelos canais da PUCPR ni YouTube. Confira a programação completa:
V Congresso Internacional de Ciências Agrárias
27 de outubro de 2021
19h – 19h30 – Abertura
19h30 – 20h30 – Palestra: Resistência de insetos a inseticidas
Osmar René Arias Ruíz Días – Pesquisador Corteva PY
20h45 – 21h – Intervalo
21h – 22h – Palestra: Controle biológico de pragas
Engenheiro agrônomo Marcelino Borges – Koppert Biological Systems
28 de outubro de 2021
19h – 20h – Palestra: Distribuição espacial de pragas
Engenheira agrônoma Alessandra Tokarski
20h15 – 20h30 – Intervalo
20h30 – 22h – Apresentações de resumos expandidos
29 de outubro de 2021
19h – 20h – Palestra: Pragas quarentenárias
Engenheiro agrônomo e especialista em Biotecnologia Adinan Galina – Auditor Fiscal Federal Agropecuário CGVIGIAGRO/MAPA
20h15 – 20h30 – Intervalo
20h30 – 21h30 – Palestra: Danos econômicos na cultura do milho causados pela cigarrinha
Engenheiro agrônomo e especialista em Entomologia Josemar Foresti – Pesquisador Corteva
21h30 – 22h – Encerramento
Apoio: M.A. Máquinas, SYNGENTA, CORTEVA, TIMAC AGRO, FORSEED, MBF, LIFEAGRO e SICRED.
Foto e Texto: Assessoria PUC-TD
Nenhum comentário