Limpeza de escritório: como ela deve ser feita em tempos de pandemia?
Entenda quais são os novos protocolos de limpeza de escritório e como organizar o cronograma de atividades do seu escritório passo a passo.
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, a rotina de limpeza de escritório precisou se adaptar para seguir os padrões de segurança, higiene e desinfecção necessários.
O momento ainda exige bastante cuidado e, por isso, as empresas devem focar seus esforços para organizar o trabalho da equipe de limpeza.
Se a sua equipe está de volta ao escritório, é fundamental aliar as atividades de limpeza padrão, os procedimentos específicos para a sanitização dos ambientes.
O time de limpeza precisa ser bem orientado, conhecer as novas tarefas e também entender a importância de executá-las corretamente.
Para manter a Covid-19 longe da sua empresa, é necessário reciclar as noções de higiene básicas, além de atualizar a equipe de funcionários e de limpeza sobre as novidades.
Ainda tem alguma dúvida de como adequar a limpeza de escritório na sua empresa para esses novos tempos?
Continue lendo e entenda como fazer a limpeza de escritório corretamente.
Diferença entre limpeza e desinfecção de ambientes
Quando se fala em limpeza de escritório, lembramos de atividades como varrer, lavar, passar pano no chão, tirar poeira de móveis e janelas, recolher o lixo etc.
Mas com a pandemia ainda sem controle no Brasil, é fundamental aliar a limpeza à desinfecção de ambientes.
Então, limpeza e desinfecção são diferentes? Isso mesmo. São processos aliados, mas existem diferenças no que compõem cada atividade.
Como limpeza de escritório estão incluídas as tarefas para remover poeira e sujeira das superfícies e tudo que é considerado lixo.
Entretanto, na rotina de limpeza normal não estão incluídos processos que eliminam bactérias e microorganismos.
O trabalho que cuida dessa parte é a desinfecção, que se tornou muito importante nesse período de pandemia da Covid-19.
A função da desinfecção de ambientes é eliminar bactérias e vírus das superfícies, usando produtos específicos que possuem essa capacidade.
Além de reduzir as chances de contágio do novo coronavírus, aliar a desinfecção à limpeza de escritório também reduz a chance de propagar outras doenças entre a equipe.
Um item importante que entra na lista de material de limpeza para escritório é o álcool na concentração 70% que pode ser em gel ou líquido.
Para te ajudar a reorganizar a rotina de limpeza, continue lendo e confira mais dicas.
Como fazer a limpeza de escritório na pandemia?
A equipe de limpeza de escritório precisa aliar agora dois procedimentos: limpeza e desinfecção de ambientes. Siga os passos abaixo para alinhar esses processos no dia a dia:
1. Tenha uma equipe de limpeza qualificada
Muitas empresas usam serviços terceirizados de limpeza, o que ajuda a garantir a qualidade na execução dos processos.
Outra vantagem da terceirização é que a equipe de limpeza é atualizada e treinada para seguir novos procedimentos de higienização de ambientes quando necessário.
Então, cheque com a empresa contratada se a equipe está ciente dos novos protocolos e qual o papel do seu negócio.
Dependendo do contrato, a empresa contratante deve fornecer os materiais de limpeza. Mas se o seu contrato for mais amplo e a contratante fornecer os materiais e equipamentos, verifique também se eles foram atualizados para os novos protocolos de saúde.
2. Forneça os EPIs necessários para o trabalho
Com a pandemia, a limpeza de escritório não pode ser feita sem que todos da equipe estejam protegidos com máscara facial e luvas.
Como destacamos acima, se for o papel da sua empresa fornecer esses equipamentos, organize um estoque no almoxarifado.
Caso seja a empresa terceirizada, tenha também esse espaço para guardar os equipamentos de proteção individual essenciais no momento.
Assim, ao longo do dia, a equipe pode descartar e trocar os EPIs corretamente, garantindo a segurança de todos.
É importante que a equipe de limpeza tenha um espaço para higienizar as mãos com água e sabão ao final do trabalho. Uma medida simples e essencial para evitar o contágio pelo novo coronavírus.
OBS: neste ponto, vale destacar que o uso de máscaras deve ser um novo protocolo geral na empresa. Dessa forma, todos colaboram para a proteção do ambiente.
3. Inclua as novas atividades de limpeza
Outro detalhe importante da limpeza de escritório na pandemia é incluir as novas atividades na lista de trabalho.
A sua empresa de limpeza é a responsável por incluir os novos protocolos de desinfecção na rotina de higienização do escritório.
As principais mudanças acontecem em ambientes e superfícies compartilhadas como:
- maçanetas de portas;
- mesas e cadeiras do refeitório e escritório;
- computadores e mouses;
- máquinas de café e outras de uso comum;
- banheiros;
- interruptores de luz;
- máquinas de xerox e impressoras
- puxadores de gavetas e arquivos
- telefones, entre outros.
Esses lugares devem ser desinfetados com álcool 70% e papel toalha descartável.
4. Reorganize o cronograma de limpeza
Além de incluir as tarefas de desinfecção, a periodicidade da limpeza de escritório também muda agora na pandemia.
O principal ponto dessa etapa é evitar a aglomeração nas dependências da empresa.
Dessa forma, a equipe de limpeza deve entrar em ação quando os demais colaboradores não estiverem no escritório.
Para evitar confusões, adapte as novas atividades à rotina já existente, alterando os horários e a frequência da limpeza.
Uma boa rotina de limpeza para sua empresa pode ser reorganizada da seguinte forma:
- Duas faxinas principais com limpeza e desinfecção: uma no horário de almoço dos colaboradores e outra no fim do expediente, preparando o escritório para o dia seguinte;
- Desinfecções pontuais em espaços comuns: máquinas de café, maçanetas, banheiros, bebedouro, etc.
5. Conscientize toda equipe da empresa
A limpeza de escritório só será 100% eficiente no combate a Covid-19 se todos colaborarem e seguirem os novos protocolos.
Então, é importante evitar o ar condicionado, por exemplo, priorizando a ventilação natural nos ambientes com as janelas abertas. Além disso, conscientize sobre os hábitos que devem ser adotados como:
- usar de máscaras constantemente (de preferências as da categoria PFF2);
- não passar as mãos ao rosto (olhos, nariz e boca);
- lavar as mãos com água e sabão ou desinfetar com álcool em gel;
- adotar canecas de uso pessoal para café e água;
- organizar o escritório para manter as mesas com 2m de segurança uma da outra.
Seguindo essas dicas, sua empresa terá uma limpeza de escritório 100% eficiente para manter sua equipe segura durante a pandemia. Comece hoje a atualizar seus processos!
Este artigo foi escrito pela oHub, plataforma que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Nenhum comentário