Empresários da Acibalc estimulam espírito empreendedor de jovens através do programa 'Geração Empreendedora'
Na manhã dessa quarta-feira, 9, integrantes dos Núcleos Jovem e da Mulher Empreendedora, ambos da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú, apresentaram o Programa Geração Empreendedora a 140 alunos matriculados no 2º ano do 2º grau do Colégio João Goulart, em Balneário Camboriú. Serão selecionados 30 jovens estudantes para a próxima etapa, que tem inicio no dia 23 de agosto. O programa busca despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista junto aos estudantes de ensino médio, além de criar uma geração consciente, pró ativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico.
O GE, como é chamado, acontece por etapas ao longo do ano e é desenvolvido em parceria com as Associações Empresariais, tendo como multiplicadores do processo empresários voluntários dos Núcleos de Jovens Empreendedores, do Cejesc e dos Núcleos de Mulheres Empresárias e do Ceme. Esses empresários são treinados de acordo com uma metodologia própria da Facisc e do Sebrae e assumem o papel de facilitadores acompanhando os alunos nas oficinas distribuídas em três encontros.
A Diretora do Colégio, Silvana Franco, que acompanhou a apresentação, acredita que o aluno que participa desses projetos volta para escola com uma outra visão. "É uma oportunidade excelente para esses alunos, porque o nosso papel vai além de ensiná-los na sala de aula, A gente quer que eles se tornem pessoas melhores e mais comprometidas, afinal, serão os tomadores de importantes decisões nos próximos anos", defende.
A coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora da Acibalc, Estela Schaab, também esteve presente e completou que o aluno tem a oportunidade de aprender e exercitar o empreendedorismo ainda que em fase inicial e receber noções de associativismo. “Sem dúvida a participação no projeto vai oportunizar mudanças futuras para estes estudantes", diz..
As fases do Geração Empreendedora
Katia Tonioti e Eunice Faqueti, empresárias e voluntárias no associativismo, que estão fazendo as apresentações para os jovens, foram capacitadas no mês de junho. O treinamento sistematizado pela Facisc, faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae.
Após a seleção, que deve ocorrer ainda nesta semana, os estudantes receberão mentoria em três oficinas de quatro horas cada. Após a formação, eles terão a oportunidade de acompanhar o cotidiano de uma empresa associada à Acibalc. A formatura do programa está agendada para o final de outubro e todos os alunos receberão certificado emitido pela Federação.
Nenhum comentário