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RETOKE INVESTE EM “POP-UP” STORES PARA EXPANDIR OS NEGÓCIOS

Uma das maiores feiras de moda e decoração do Rio inaugura segunda loja em shopping e planeja expandir a marca para outras regiões do País


O mercado de Varejo no Brasil vem passando por grandes transformações nos últimos anos. De olho nas mudanças e em novas oportunidades de negócios diante da crise, a marca Retoke decidiu inovar e investir, numa iniciativa inédita no segmento, na economia colaborativa, onde estilistas independentes compartilham no mesmo espaço custos, mercado e experiências.

A ideia é oferecer uma nova possibilidade de negócio para empreendedores, que até então vendiam seus produtos em períodos curtos, de um dia ou um fim de semana. “Somos um canal colaborativo para fomentar negócios e oportunidades para empreendedores das áreas de moda, gastronomia, arte e decoração. Essa é a nossa estratégia. Ao longo de quatro anos de trabalho, crescemos mais de 200% em faturamento, empregamos direta e indiretamente mais de 100 pessoas, e abrigamos mais de 300 estilistas, artesãos e empreendedores”, conta Marina Carneiro, criadora e uma das sócias da marca Retoke.

De Brechó a loja multimarcas

A Retoke nasceu em 2013, no bairro de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, como um brechó e também com uma marca de moda feminina. Além das peças do brechó e das peças da marca, a Retoke convidava marcas independentes para complementar o evento. Com o passar do tempo, os expositores foram ganhando mais espaço e a estratégia do negócio se ajustou ao mercado: as marcas independentes ganharam destaque.

Hoje, a Feira Retoke tem edições no bairro da Lapa (RJ) e na cidade de Niterói. E em novembro de 2016 inaugurou a sua primeira loja “pop-up” no Botafogo Praia Shopping, onde 14 estilistas independentes dividem o mesmo espaço com produtos de moda e decoração. O projeto deu tão certo que o contrato, que inicialmente, era de três meses (de novembro de 2016 a janeiro de 2017) foi renovado por mais um ano a convite dos próprios administradores do empreendimento.

Em maio deste ano, a marca lançou sua segunda “pop-up” no Shopping Tijuca. O espaço de 82m² reúne 21 expositores dos mais variados segmentos, de moda praia a decoração. Ocupam a Retoke Pop Up da Tijuca as marcas Femme (moda feminina), Galaxxy (tshirts femininas e masculinas), Holliday (moda masculina), Adorn (biju), Albertina Bruno (almofadas), Árvore Vermelha (quadros), Allwood (óculos), Eliska for you (biju), Saboaria Carioca (sabonetes), Valentina Acessórios (biju), D All Flats (sapatos), Júlia Flor (bolsas), Lilla (moda feminina), Lotus (moda praia), Bentz (moda feminina), M5 (moda fitness), Ateliê Vitória Prado (moda feminina), Brubru (moda mãe, filha, pai e filho), FT Concept (moda feminina), Galpão Z (moda feminina) e Dona Fada (moda feminina).

“A moda nunca foi tão democrática e tão variada. Pensando nisso, procuramos criar um espaço, que embora compartilhado, seja bem definido na loja, deixando claro para o consumidor a história de cada marca, seu conceito e sua proposta. Manter a identidade de cada expositor é fundamental para o nosso negócio e para o consumidor final”, explica Marina.

Nova Gestão de Negócios e Plano de Negócios

Com a abertura das lojas em Shoppings, a Retoke dá início a um novo modelo de negócios. A marca criou uma rede de co-responsabilidades, onde a Retoke tem o papel de negociar o ponto de venda, avaliar potencial de consumo do local e preparar toda a gestão do negócio, incluindo obras, contratação de funcionários, treinamento e tudo o que é necessário para a loja funcionar. Já o papel do novo empreendedor é garantir que a sua marca seja atraente para o público, com preços justos e peças criativas.

“Para 2017 está no nosso radar a abertura de mais uma loja. Já estamos estudando e avaliando os pontos. Em 2018 queremos inaugurar ainda mais lojas e quem sabe um modelo de franquia para levarmos a Retoke Brasil a fora em 2018”, revela Marina.

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