Header Ads

Depressão e exercícios físicos: Aliados para a melhora da saúde

OMS alerta que cerca de 322 milhões de pessoas têm a doença e que a prática de exercícios ajuda a amenizar os sintomas


De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 322 milhões de pessoas no mundo têm depressão, um aumento de 18,4% de 2005 para 2015. Só no Brasil, esse número chega a 11,5 milhões de brasileiros, cerca de 5,8%. A doença, para alguns especialistas, já é considerada o “Mal do Século” e alertam: a depressão será a doença que mais impactará pessoas até 2020, passando as doenças cardiovasculares.

Um dos fortes aliados para combater a doença são os exercícios físicos. “Quando praticamos atividades, liberamos várias substâncias em nosso organismo, como a endorfina, noradrenalina, adrenalina, serotonina e a dopamina. Essas substâncias têm influência direta no humor, na ansiedade, no sono e na alimentação, ou seja, não é recomendada a combinação com tantos remédios”, explica o professor da Companhia Athletica Curitiba, Roger Woellner. “A endorfina produzida pelo corpo age como um relaxante, que regula a percepção de dor e emoção, promovendo uma sensação de bem-estar e prazer e é a liberação da substância que auxilia em casos de ansiedade e depressão”, comenta.

Quando o aluno chega até a academia, é preciso avaliar seu histórico e tratar individualmente, buscando, dessa forma, a melhor solução e a atividade mais indicada para seu caso. “Os exercícios mais recomendados quandohá casos de depressão e ansiedade são as atividades aeróbicas e as anaeróbias. Nesses casos, as aulas coletivas também são uma alternativa interessante, pois, além dos benefícios em si, há possibilidade do aluno fazer novos amigos”, salienta.

Mas Roger Woellner pondera: antes de começar a praticar exercícios, é preciso procurar um médico para que ele analise qual o melhor tratamento para a doença. “Depois da liberação do médico e a vinda do aluno até a academia, o profissional de educação física deverá encontrar o melhor programa de treinamento para uma recuperação mais rápida. No caso de doenças como ansiedade e depressão será extremamente importante a prática de exercícios físicos, pois, além de ter a possibilidade de diminuir a medicação, a pessoa estará sempre em contato com outras pessoas”, ressalta.

“Vivemos em uma época onde é extremamente comum as pessoas tomarem remédios por tudo. Mas, é importante lembrar: várias doenças, como a obesidade, diabetes, hipertensão, ansiedade, depressão, osteopenia e tantas outras, podem ser tratadas com apenas 30 minutos diários de exercício físico”, comenta e complementa: “É claro que em diversos casos é imprescindível que, além do exercício físico, a pessoa também necessite de medicamentos, mas, quanto menos remédios tomar, melhor será a qualidade de vida. Exercício físico é uma maneira excelente de ter melhoras consideráveis em quase todas as doenças conhecidas e os únicos efeitos colaterais de praticar exercício físico é que a pessoa vai ganhar músculo e perder gordura.”

Outras doenças

Muitas doenças podem ser amenizadas ou até curadas com a prática de exercícios físicos. “Cada doença tem sua particularidade e sempre se deve procurar um médico para que ele libere ou não o exercício físico. Mas uma coisa é certa: são inúmeras as doenças que podem ser melhoradas fazendo uma atividade”, comenta o professor Roger Woellner. De acordo com ele, na Companhia Athletica Curitiba, uma das mais comuns é a hipertensão. “A hipertensão nada mais é do que o indivíduo ter sua pressão arterial elevada, ou seja, a pressão sistólica igual ou maior que 140 mmHg e a pressão diastólica igual ou maior que 90 mmHg. Esse aumento da pressão ocorre devido a fatores genéticos, estresse, sedentarismo, entre outros e o exercício físico é o grande aliado para a melhora na condição cardiovascular, que ajuda a diminuir os níveis de pressão sanguínea”, ensina.

A Companhia Athletica Curitiba está localizada no piso G6, do ParkShoppingBarigüi. Para mais informações sobre a academia, o contato é o (41) 3241-5000. Acompanhe também todas as novidades nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Um pouco sobre a Companhia Athletica

Presente no mercado há 30 anos, a Companhia Athletica conta com 17 unidades distribuídas pelo Brasil. Com o conceito de academia completa, reúne em um único ambiente opções para cada necessidade. A unidade em Curitiba, localizada no ParkshoppingBarigüi, no Piso G6, tem 3.250 m² de área construída, sete salas e diversas aulas de luta e aeróbia. Como diferenciais da unidade, estão: salas climatizadas, espaço destinado às crianças e programa de exercícios físicos desenvolvidos, especialmente, para a faixa etária de 9 a 14 anos, além de aulas e equipamentos exclusivos. Há 10 anos na capital, a unidade conta com cerca de 40 modalidades na grade. As famosas aulas de Cia Cycle, Hopping e Flying Cords são alguns dos destaques da academia que é conhecida como pioneira às tendências do mercado esportivo.

O objetivo da rede de academias é melhorar a vida dos alunos como um todo, não apenas na qualidade dos equipamentos ou competência técnica; mas também no pensamento empresarial, no ambiente, no clima e na troca de sorrisos. Proporcionar a troca de experiências saudáveis e fazer com que o aluno saia da academia melhor do que entrou são os lemas da rede que funciona durante 363 dias do ano, das 6h às 23h, em todo o País.

SERVIÇO:

Academia Companhia Athletica
ParkshoppingBarigüi
Piso G6
(41) 3241-5000
http://ciaathletica.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/ciaathleticacuritiba/
Instagram: https://www.instagram.com/ciaathleticacuritiba/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.