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Planejamento de Marketing Digital será lançado na próxima semana


A segunda edição do best-seller Planejamento de Marketing Digital (ed. Brasport), de André L. Miceli e Daniel O. Salvador, chega às livrarias em 14 de fevereiro, às 18h 30min, na Saraiva do Pátio Paulista. Na publicação, o leitor encontra o aperfeiçoamento do Diagrama de Soluções Digitais (DSD), metodologia criada pelos autores e usada tanto em empresas quanto em sala de aula, e a ilustre participação de um dos maiores nomes do marketing no mundo: Kevin L. Keller.

“Entenda, aprenda a usar o Diagrama de Soluções Digitais, tenha foco para praticar e esteja certo da importância deste recurso”, recomendou Keller - autor de Gestão Estratégica de Marcas (1998) e coautor de Administração de Marketing (1960), considerada a bíblia do marketing, junto com Philip Kotler -, ao ser entrevistado por André L. Miceli, coordenador do MBA e Pós-MBA em Marketing Digital da Fundação Getulio Vargas (FGV) e Daniel O. Salvador, gerente de marketing, enquanto escreviam o livro.

“A 1ª edição foi um sucesso. Tivemos muita oportunidade de aprender com os feedbacks. Então, esse livro não está atualizado apenas em termos de conteúdo, dados e informações. Percebemos o sucesso de algumas ferramentas e, para esta edição, trouxemos 7 outras”, revela Daniel.

As novidades não param aí. O DSD tem, agora, novos aliados. Os post-its, tão comuns em escritórios e até em metodologias consagradas, como o Business Model Canvas, permitem diversas alterações no planejamento, com tentativas e erros - o que tem relação direta com o ato de empreender.

Além disso, os autores identificaram a necessidade de criar um espaço específico de notações de projetos – que são esforços pontuais. “A gente espera, com isso, aumentar o uso do DSD em empresas de todos os segmentos, de todos os tamanhos e, com isso, favorecer todas as condições para um bom planejamento de marketing digital”, explica Miceli.

A publicação traz, ainda, uma menção honrosa à série Black Mirror, com uma comparação entre o que, hoje, é realidade e ficção, e uma seção voltada para Marketing de Influenciadores e para tecnologias que, na perspectiva dos especialistas, vão ser predominantes globalmente, no futuropróximo, como Realidade Aumentada, Realidade Virtual e SMACIT – acrônimo formado por Social Media, Mobile, Analytics, Cloud e IoT, tecnologias que, integradas, trariam evidentes vantagens competitivas às empresas em seus mercados de atuação.

Uma das poucas obras em português sobre planejamento de marketing digital, este livro veio para romper com as antigas formas de organizar e visualizar planos estratégicos e táticos. Testado por mais de dez anos em dezenas de clientes de diversos setores, o Diagrama de Soluções Digitais (DSD), idealizado pelo Coordenador do MBA de Marketing Digital da FGV no Brasil, André L. Miceli, e o Gerente de Marketing, Daniel O. Salvador, o DSD se apresentou como um diferencial competitivo importante para as pessoas e organizações que o utilizaram.

Formado por diversas etapas que abrangem desde o planejamento estratégico até a medição dos resultados, o livro é acompanhado por diversas ferramentas práticas para auxiliar profissionais no seu cotidiano. A segunda edição de Planejamento de Marketing Digital traz novidades da metodologia e um capítulo com a participação de Kevin L. Keller:

“Minha experiência no trabalho com muitas companhias é que diagramas ajudam as pessoas. A simples construção os ajuda a entender, simplifica as tarefas, aumenta aprodutividade. Se você tem uma boa representação visual, figuras e conceitos bem legais para trabalhar, vai ser eficiente. Do contrário, a ligação entre os diversos pontos representados nos esquemas estaria espalhada por todos os cantos. E com o planejamento de marketing digital não é diferente. Entenda, aprenda a usar o diagrama (DSD), tenha foco para praticar e esteja certo da importância deste recurso.” Diz o professor de Marketing da Tuck School of Business na Universidade de Dartmouth e coautor de “Administração em Marketing”, conhecida como “a Bíblia do Marketing”, junto com Philip Kotler.

Os autores
André Lima-Cardoso Miceli é Mestre em Administração pelo Ibmec RJ, com MBAs em Gestão de Negócios e Marketing pela mesma instituição. Certificado no programa Advanced Executive Certificate in Management, Innovation & Technology do Massachusetts Institute of Technology (MIT).Cursou o programa de Negociação da Harvard Law School. É Graduado em Tecnologia e Processamento de Dados pela PUC-Rio. Coordenador do MBA e Pós-MBA em Marketing Digital da Fundação Getulio Vargas (FGV) eprofessor do International Master’s Program da EBAPE. Já ganhou mais de vinte prêmios de internet e tecnologia, incluindo o melhor aplicativo móvel desenvolvido no Brasil. Autor dos livros “Estratégia Digital: vantagens competitivas na internet” e “UML Aplicada: da teoria à mplementação”. É ainda fundador e Diretor Executivo da Infobase, uma das cinquenta maiores integradoras de TI do Brasil, e da agência digital IInterativa, atuando com clientes de diversos segmentos.

Daniel O. Salvador é publicitário graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Gerente de Marketing, foi responsável pelo atendimento e planejamento de campanhas, aplicativos e sites para mais de uma dezena de fundos de pensão do Brasil. Participou da concepção do DSD, da primeira edição do best-seller Planejamento de Marketing Digital e ajudou a construir métodos de engajamento, distribuição de investimentos em canais digitais e desenvolvimento de soluções móveis. Colunista e especialista em mídias sociais, é palestrante e um dos criadores do Mapa Startup, jogo de negócio que ajudou a treinar centenas de executivos nos conceitos de empreendedorismo digital.

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