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BC Convention prepara Planejamento Estratégico para 2017

O Presidente do Convention Bureau

A diretoria executiva, o conselho diretivo e a equipe do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau reuniram-se nesta quarta-feira, 16, no Infinity Blue para planejar as ações do ano de 2017 da entidade. Na ocasião, foram discutidos diversos projetos que devem integrar o Planejamento Estratégico do próximo ano.

O presidente da entidade, João Francisco Barão aproveitou a oportunidade para lembrar que o foco é sempre aumentar a estrutura de forma sustentável. “Todos temos uma coisa em comum, queremos firmar Balneário Camboriú como destino turístico o ano inteiro e continuaremos nesse caminho”, disse. O foco é atingir essa ação até 2020, e por isso o trade aguarda o Centro de Eventos, que está sendo construído. A executiva do Convention, Adriana Both De Pin, lembrou que por isso é de extrema importância a união com cidades da região, a exemplo do que vem acontecendo com o projeto Visite Balneário Camboriú e Região. “O turismo regional precisa crescer. Precisamos usar essa nossa vantagem estratégica e toda a região será fortalecida”, afirmou.

Equipe responsável pelo novo planejamento

O presidente ressaltou ainda a representatividade dos empresários envolvidos com o turismo, lembrando que isso torna Balneário uma cidade única. “É muito gratificante ver que vocês, grandes empresários de nossa cidade, vieram decidir o próximo ano do BC Convention. Me sinto grato, estamos repletos de ideias novas. Penso que inovar é também mudar o que já fazemos, trabalhar para fortalecer. O segredo é nos mobilizarmos”, completou.

O que foi feito

Durante o encontro, foi apresentado um resumo das ações realizadas dentro das 5 áreas estratégicas da entidade em 2016. Entre elas a contratação de sistema específico online, onde já estão cadastrados mais de 150 eventos no Banco de Dados. Neste ano o Convention apoiou 15 eventos, candidatou Balneário a receber outros 11, captou cinco e outros 20 estão em processo de prospecção (apresentando candidatura). Ressalta-se ainda que, em breve, estará disponível também o aplicativo Uneagenda, idealizado pela Unedestinos com o Banco de Eventos nacional.

Pela primeira vez a entidade pôde se envolver de forma mais intensa com a promoção do destino, através do planejamento, organização e realização do “Visite BC e Região”. Com o projeto, o trade de Balneário Camboriú, o Beto Carrero e Blumenau participaram da divulgação conjunta em seis países (Brasil, Peru, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai) e 14 cidades, realizando 22 ações de marketing promocional. “BC é centro da região, somos um ícone. O fato de as cidades aceitaram usar ‘BC e região’ mostra que confiam e reconhecem nosso trabalho. Temos nosso valor”, destacou Barão.

Foi lembrado ainda que o BC Convention está presente em diversos conselhos e entidades da região, dentre elas o Comtur, Observatório Social de Balneário Camboriú, Comissão Permanente de Avaliação (Univali), BC Criativo, Federação Catarinense de CVBs, Conselho Estadual de Turismo e Instância de Governança.

Futuro

O vice-presidente de Captação de Eventos do Convention, Geninho Goes, organizou uma dinâmica, com base na 5 áreas estratégicas, para cada grupo discutir as ações que o Convention deve tomar como prioridade no próximo ano, indicando também quando e como fazer. Além disso foi enfatizada a associação à ICCA (International Crongress and Convention Association), principal entidade que representa os Convention Bureaux no mundo.

O grupo de Promoção do Destino exaltou a necessidade de fortalecer a divulgação de Balneário via mídias sociais, além de ampliar o projeto Visite BC e Região para o mercado nacional (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Nordeste e Mato Grosso do Sul). Já a Captação de Eventos sugeriu a criação de um material focado na captação e promoção, elaboração de um vídeo com o que fazer em Balneário Camboriú e eventos que acontecem na cidade naquele momento, além da aproximação com a ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos). Também foi sugerido criar um grupo de discussão para acompanhar as próximas etapas da concretização do Centreventos, com o objetivo de lançar o equipamento no mercado para a captação de eventos desde já.

O grupo de Comunicação e Representatividade exaltou a importância de criar um novo banco de imagens com fotos da cidade. Estratégias de comunicação com os associados, a renovação da marca da entidade que em 2017 comemora 15 anos, bem como a estruturação de um Plano de Comunicação com foco na utilização de mídias digitais.

Os responsáveis pela capacitação defenderam a criação de um calendário para o Programa Capacita BC, para ampliar a adesão das empresas do trade. Foi incentivada a criação de um evento para apresentar o projeto Capacita BC, incentivando a vinda de novos associados para a entidade. Outro foco é renovar a capacitação da Room Tax.

Já no foco orçamentário, foi discutida a importância de promover a nova campanha da Room Tax, de forma mais impactante e em parceria com outros Convention. O intuito continua sendo também a busca de novos associados.

Crédito das fotos: Renata Rutes

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