Colégio Avantis conquista primeiro lugar na Feira Estadual de Matemática
Os alunos Letícia Luana Braatz e Deorge Bertazo Feitas, do 2º ano do Colégio Avantis, são só sorrisos. Eles representaram Balneário Camboriú entre os dias 26 e 28 deste mês na etapa estadual da Feira de Matemática e foram os grandes campeões na categoria “Matemática aplicada em relação a outras disciplinas”. Eles ainda vão representar Santa Catarina na etapa nacional, que acontece em 2018, no Acre.
Orientados pela professora Juliana Horstmann, o trabalho intitulado “A origem de toda e qualquer estrutura” teve como temática o uso da matemática nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo e foi desenvolvido em sala de aula durante três meses. Juntamente da docente, os alunos Letícia e Deorge realmente mergulharam no projeto e acreditavam na possível vitória. “Durante a apresentação, sentíamos que as pessoas realmente ficavam impressionadas, entendiam e compreendiam o nosso pequeno universo”, conta Letícia.
Deorges lembra que na reta final eles estavam extremamente ansiosos. “Éramos a banca 151 de 165 trabalhos e a entrega foi por ordem numérica. Existiam trabalhos muito bons, mas a medida que ia chegando a nossa vez, a expectativa e a certeza iam aumentando”, ressalta. Letícia não conteve a emoção e lembra que chorou no momento do resultado. “Senti realmente o mérito e orgulho por ter feito tudo aquilo acontecer, realmente ter ido atrás, perdido noites com insônia imaginando. Eu e o meu colega nos sentimos competentes”, diz.
A professora Juliana conta que a etapa nacional da Feira acontece a cada dois anos e lembra da falta de investimento do governo estadual, municipal e federal nesse tipo de iniciativa. “Vimos muitos alunos e projetos pagando tudo do próprio bolso e sem apoio nenhum, mas o Colégio Avantis deu todo o suporte que precisávamos e agora com grande alegria trazemos esse prêmio pra casa”, salienta.
A coordenadora do Colégio Avantis, Jucineide Martins, afirma que acreditava desde o começo no potencial dos alunos, da professora e do projeto. “Procuramos sempre desenvolver habilidades e competências nos alunos de forma diferenciada e inovadora. Com essa vitória estamos comprovando que nosso método dá certo. Incentivamos a participação deles em eventos como a Feira de Matemática, além de momentos culturais, mostrando que a educação não está presente somente na sala de aula”, acrescenta.
Nenhum comentário