Terapia CranioSacral auxilia em dores e disfunções como enxaqueca e depressão
O fisioterapeuta Gregory Dotto Simões atua na área há quatro anos e conta que a terapia criada pelo osteopata e pesquisador Dr. John Upledger, faz parte de abordagens modernas no tratamento e promoção da saúde integral. O sistema craniosacral é constituído pelos ossos do crânio, face, boca, membranas e fluidos cerebroespinhais que envolvem e protegem o cérebro e a medula. “O terapeuta usa técnicas manuais suaves a fim de liberar áreas de tensões e restrições ao longo do corpo que geram efeitos negativos sobre o sistema nervoso central”, explica.
A Terapia CranioSacral pode ser utilizada em conjunto com qualquer outro método terapêutico e a sessão tem em média uma hora de duração. É indicada em qualquer faixa etária e pode ser excelente para auxiliar no tratamento de distúrbios complexos que não responderam a outras terapias. Além disso, mostra-se muito eficaz nos casos de dores de cabeça, enxaqueca, fibromialgia, dores crônicas ao longo da coluna, problemas de estresse e tensão, estresse pós-traumático, fadiga crônica, déficit de atenção, hiperatividade, distúrbios do sono, depressão, ansiedade, dificuldades emocionais e várias outras condições.
O método melhora o funcionamento corporal global, estimulando seus próprios mecanismos de cura e autocorreção. Gregory comenta que devido a estresses crônicos e traumas (físicos, químicos e emocionais), nosso corpo busca alternativas para contornar as tensões e deformações causadas pelas experiências vividas. “Essas alterações podem levar o sistema nervoso central, bem como outros sistemas do organismo, a não trabalharem em máxima eficiência. Então, após realizarmos a avaliação global seguimos para as correções. Vamos estimulando o corpo, de forma muito natural e sutil, a encontrar novos caminhos e um novo ponto de equilíbrio”, afirma.
Além das técnicas estruturais utilizadas, o trabalho corporal da TCS possui um desenrolamento muito interessante. Essa continuação é chamada de Liberação Somato Emocional (LSE), que ajuda a liberar a mente e o corpo dos efeitos residuais de traumas passados associados às reações negativas que desfavorecem a integralidade do corpo. Durante a terapia, o paciente pode reviver momentos estressantes que não lembrava e que podem estar relacionados aos bloqueios. Alguns pesquisadores chamam esses registros de “memória tissular”, em que o próprio corpo é capaz de armazenar memórias em níveis celulares e teciduais, além do córtex cerebral. “É comum os pacientes relembrarem algumas situações. E isso ocorre de forma muito espontânea, respeitosa e segura. Armazenamos nos tecidos corporais muitas experiências, físicas ou emocionais. A disfunção normalmente é a ‘pontinha do iceberg’ e possui muita coisa abaixo dela. O primeiro passo é entender que a dor é um pedido de atenção de seu corpo. É o organismo sinalizando e pedindo atenção.”, finaliza.
Espaço Original
Inaugurado em 2012, o local é um espaço integrado de saúde e qualidade de vida, que une os melhores serviços para quem busca os benefícios de uma cotidiano mais saudável e prefere um atendimento personalizado. Com uma equipe de alta qualidade, o Espaço Original conta com fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionista, psicólogas, profissionais de estética e dentista, que atuam em mais de 20 diferentes áreas da saúde. Endereço: Rua 2970, 420 - Centro - Balneário Camboriú.
Nenhum comentário