Cremes diurnos e noturnos: você sabe qual a necessidade da sua pele em cada momento do dia?
Dra Claudia Marçal, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, explica o que deve conter em um creme diurno e quais substâncias devem fazer parte dos noturnos. Ingredientes certos ajudam a potencializar resultados e evitam fotossensibilidade
As necessidades da pele mudam de acordo com o período do dia, por esse motivo os cosméticos podem ser divididos em diurnos e noturnos. "De maneira geral, investimos em hidratação e uso de fotoproteção com antioxidantes de manhã e, à noite, substâncias de reparação e renovação celular", afirma a dermatologista Dra Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e CME (Continuing Medical Education) na Harvard School.
CREMES DIURNOS — "Os cremes diurnos anti-idade contam com ingredientes hidratantes acompanhados de um pool de antioxidantes, que podem estar presentes na mesma fórmula", explica. "Durante o dia, nossa preocupação maior é hidratar, proteger, melhorar a reserva imunológica da pele contra os agressores ambientais, principalmente o sol, mudanças climáticas, poluição e a questão de gerarmos o tempo todo radicais livres", complementa.
A farmacêutica Mika Yamaguchi enfatiza que, em geral, um creme de uso diurno deve ter também ativos protetores e estimuladores de energia da mitocôndria, além de ativos antipoluição nas fórmulas mais recentes. "O creme também deve fornecer energia às células para que elas suportem o estresse gerado por esse excesso de toxinas que são produzidas diariamente. As formulações podem contar com ativos que promovam hidratação prolongada". Segundo ela, um bom creme diurno deve conter os ativos: OTZ 10 e Ascorbosilane C (antioxidantes); Coffee Skin, Arct Alg e Alistin (protetores da mitocôndria); Pro Barrier Repair e Aquaporine Active AQP3 (hidratantes); e, por fim, Exo-P e PGT1 (escudos contra a poluição).
CREME NOTURNO ANTI-IDADE — "Quando nós passamos para o período da noite, o creme noturno pode conter retinóides para fazer uma ação de melhora do turn over celular, fazer a troca do tecido envelhecido, assim como uso dos alfahidroxiácidos que preferencialmente devem ser usados à noite", comenta. A dermatologista explica que é nesse período que deve ser feito o reparo, a regeneração, a reorganização celular, uma vez que o metabolismo basal está mais baixo. "Durante a noite, como estamos em repouso, nosso organismo está propício ao reparo celular e biomolecular em relação a todos os órgãos", explica. A farmacêutica Mika Yamaguchi explica que já está disponível no Brasil um ativo que potencializa essa ação de reparação celular: é o Overnight Repair, associação de biopeptídeos, micronutrientes e potentes antioxidantes que promovem reparo e auto-hidratação.
A dermatologista também enfatiza que é durante a noite que o uso dos produtos nutritivos se faz necessário, já que eles terão uma ação muito mais proveitosa. "Usar substâncias que façam processo de detoxificação celular, limpeza das células, reparo e proliferação celular dos queratinócitos, dos fibroblastos e substâncias que estimulem a sirtuína-1, que é uma proteína que estimula a longevidade celular", comenta. Nesse caso, a especialista Mika sugere renovadores como Lanablue e Progenitrix (que também ajuda na proliferação celular); antiglicantes como Alistin e EvenSkin A3; detoxificantes e energizantes como Arct-Alg; clareadores como Whitessence e B-White; os nutritivos Oligomix e Nutriomega 3, 6, 7 e 9; além dos potentes hidratantes Hyaxel e DSH CN. "O uso diário dos produtos, que são encontrados em farmácias de manipulação, promove uma melhora considerável na aparência da pele", finaliza Mika.
Fonte: Dra. Claudia Marçal
Dermatologista da Clínica de Dermatologia Espaço Cariz, com especialização pela Associação Médica Brasileira (AMB), membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da American Academy of Dermatology (AAD), CME (Continuing Medical Education) na Harvard Medical School.
Nenhum comentário