Header Ads

Quarto ideal para o bebê: muito além das cores e objetos de decoração


A gravidez é um dos momentos mais importantes da vida de um casal. Ao longo da gestação, futuros pais dedicam grande parte do tempo aos preparativos do enxoval e do quarto que acolherá o bebê quando chegar em casa. Essa prazerosa tarefa vai bem além da escolha da cor ou dos detalhes da decoração e escolha dos móveis. O quarto do bebê pede cuidados especiais, como iluminação natural, ventilação, facilidade de movimentação; proteção de ruídos e segurança, pois o quarto do bebê, muito em breve, será o quarto de uma criança, que se movimenta, brinca e requer novas necessidades.

A arquiteta e designer de interiores Vitória Gomes desenvolveu uma habilidade especial para auxiliar papais e mamães nessa fase tão especial da vida. São definições aparentemente simples mas que, após realizada a tarefa, alcançam um resultado muitas vezes não imaginado. Tudo começa com uma conversa que vai além de conhecer o gosto por cores e temáticas, mas que também traga à arquiteta uma ideia do ambiente em que o novo membro da família viverá.

“Procuro saber mais sobre as atividades dos pais e eventualmente irmãos maiores. Se a casa é mais matutina, privilegiamos a iluminação natural, mas há casos em que os pais são mais notívagos e para isso temos também de dar mais atenção à proteção do quarto para os ruídos”, exemplifica Vitória.

Vitória acaba de finalizar mais um trabalho, que incluiu a reforma do quarto e do banheiro, para ampliar os espaços e modernizar os acabamentos.

“Neste caso não iríamos somente decorar o quarto, pois precisaríamos fazer uma reforma, que começou com a troca dos revestimentos do banheiro, da bancada e uma adequação no espaço do chuveiro, para dar espaço à banheirinha. A melhor solução foi tirar o box e colocar um pára-água de vidro fixo, para não molhar a bancada”, conta Vitoria. Com certeza, explica, o banheiro foi o espaço que precisou de mais atenção, aproveitamos apenas o piso que era um mármore travertino mas todo resto foi trocado.

No quarto, a primeira ação foi melhorar a iluminação e a circulação até o banheiro. Para isso, Vitória substituiu a porta de abrir por outra de correr que ficou camuflada atrás de um painel de laca branca, já pensado para receber um ponto de TV para quando o menino estiver maior. O quarto ganhou, também, nichos decorativos com iluminação de LED para uma coleção de brinquedos.

“Apesar do espaço ser bem pequeno, privilegiamos o posicionamento do berço, para que ficasse próximo à porta, facilitando o acesso da mãe ao bebê. Ao lado do berço, colocamos a cômoda/trocador e no canto perto do painel a poltrona de amamentação. Seguindo o desejo dos pais, usamos as cores branca, cinza e azul e, no piso, optamos por um tapete de vinil que lembra sizal, que além de bonito pode ser facilmente lavável. A cortina, mesmo opaca possibilita a passagem da luz, dando aconchego e privacidade”, finaliza Vitória Gomes.
“O branco, o cinza e o azul, além de serem as escolhas dos pais, proporcionam amplitude ao espaço e trazem tranquilidade ao ambiente”, completa a arquiteta.

Créditos:
- Vaso sanitário, cuba e metais da Deca
- Pastilha madrepérola, Colormix
- Berço, cômoda, poltrona, pufe e papel de parede - Celina Dias
- Mesa lateral - Ri Po Pi
- Tapete - By Kamy
- Cortina - tecido Estilo K, execução Arthur Decor
- Projeto e coordenação - arquiteta Vitória Gomes

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.