Estupro coletivo no Rio de Janeiro
Psicólogo Alexandre Bez descreve as consequências psicológicas irreversÃveis sofridas pela vÃtima
Segundo Alexandre Bez, o estuprador é uma pessoa doente que dificilmente terá cura. Nele existe um prazer baseado em uma "perversão sexual", os sentimentos que envolvem o ato são raiva, sensação de poder e sadismo imperativo. Muito provavelmente este tipo de homem tem dificuldade em se relacionar.
Também é importante destacar que ao cometer esse ato, o agressor está causando um dano mental irreversÃvel e danos emocionais quase irreparáveis, pois ao violentar sexualmente uma mulher, o indivÃduo assassina a existência da vÃtima, cometendo dois delitos. O ato sexual não consentido pode frear o comportamento sexual da mesma, deixando-a em um estado de medo e apreensão constante. Outros sentimentos como nojo, culpa e vergonha também são despertados.
"Nenhuma mulher merece ser violentada, independentemente se veste roupas longas ou curtas. As leis que envolvem nosso paÃs precisam ser mais severas, proporcionando a estes agressores o fator medo e punição. O medo é regulador da sociedade, com a adoção de leis corretas, os delitos tendem a diminuir, pois os mesmos são covardes e temem a eficácia das leis", conclui Bez.
Entenda um pouco mais sobre os danos causados a vÃtima:
- Falta de concentração
- Transtornos de ansiedade
- Insônia
- Transtornos alimentares
- Perda de memória (o que possibilita não reviver o trauma)
- Exclusão da vida social
- PossÃveis tentativas de suicÃdio
O Ministério Público alerta sobre as consequências de se compartilhar vÃdeos ou fotos Ãntimas de pessoas. A conduta é ainda mais grave em se tratando de um evento criminoso. A divulgação dessas imagens configura crime previsto no Código Penal Brasileiro.
Nenhum comentário