Header Ads

Ordem correta dos cosméticos potencializa o resultado

Cuidar da beleza não é uma ciência exata, mas se a sequência correta da aplicação dos cosméticos for seguida à risca, pode haver grandes chances de maximizar o efeito dos produtos.


Toda pessoa vaidosa possui uma grande variedade de cosméticos para aplicar no rosto todas os dias, mas nem sempre sabem respeitar a sequência correta de aplicação. Sabonete, tônico, protetor solar, hidratantes, antiages, maquiagem, enfim, há uma infinidade de cosméticos, cada um com uma finalidade. "É um erro passar os cremes de forma aleatória, formando camadas e mais camadas de produtos sobre a pele, achando que eles vão funcionar tudo junto", afirma a Farmacêutica e Consultora Técnica da Biotec Dermocosméticos, Mika Yamaguchi.

Antes de utilizar os cremes, alerta a farmacêutica, deve-se lavar o rosto com água morna e com produto apropriado para a região, pois ele ajudará a preparar a pele para receber os cosméticos seguintes e absorver melhor os ativos. "Nessa etapa, sabonetes com ativos naturais são fundamentais; recomendo utilizar tônicos, adstringentes ou mousse de limpeza facial, pois eles complementam e intensificam a limpeza", afirma Mika.

A regra é simples: os produtos mais leves, a base de água ou gel são os mais indicados para iniciar o processo. Depois, os produtos um pouco mais encorpados como loções e, por último, os cremes mais pesados. "Os cremes mais leves não conseguem passar pelos pesados e, por consequência, não chegam à pele. Logo, os produtos não farão efeito. Um dica relevante é esperar alguns segundos um cosmético secar antes de aplicar o próximo. Essa sequência também vale para os produtos de uso noturno, pois é nesse momento que o cosmético ajuda a pele a reparar os danos sofridos durante o dia e prepará-la para o dia seguinte. Claro, durante à noite, você pode pular as duas últimas etapas", diz.

A especialista ainda afirma que os produtos manipulados podem proporcionar melhores resultados, uma vez que são feitos sob medida para cada pessoa, seja na quantidade e qualidade dos ativos. Deste modo, na tabela a seguir, a farmacêutica indica a sequência correta dos produtos mais comuns do dia a dia e exemplifica uma matéria-prima que pode compor e enriquecer a ação de cada produto.

Sequência

1º Limpar
Ação: Retira a sujeira e prepara a pele para absorver mais intensamente os ativos dos cosméticos.
Matéria-prima: Produtos à base de Amisol Trio são uma boa dica, pois ajudam a retirar as impurezas mais profundas da pele sem agredi-la.

2º Hidratar
Ação: Nesse passo são aplicados todos os cremes hidratantes, tanto para todo o rosto quanto para áreas específicas, como a área dos olhos.
Matéria-prima: O ativo Hyaxel é um dos mais importantes para a hidratação, pois estimula à produção de ácido hialurônico natural, aumenta a hidratação e cria um reservatório hídrico na pele.

3º Proteger
Ação: Agora é a vez da proteção solar. O protetor solar deve ser de, no mínimo, FPS 30.
Matéria-prima: Fotoprotetor com a presença de OTZ 10 é extremante bem aceito. Trata-se de um antioxidante que faz uma varredura de 360º na pele combatendo os radicais livres, além de realizar ação reparadora.

4º Maquiar
Ação: A maquiagem também tem ordem certa que é primeiro o primer, a base e o corretivo. Os outros itens não têm ordem necessariamente definida.
Matéria-prima: Opte pela maquiagem mineral, pois não possui conservantes e funciona também com um protetor solar natural.

Fonte: Biotec Dermocosméticos - empresa especializada em divulgar ao mercado de farmácias magistrais, área dermatológica e medicina estética, ativos e conceitos nutricosméticos e dermocosméticos inovadores.
http://www.biotecdermo.com.br/
SAC: 0800-7706160

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.