Header Ads

Entenda como os "específicos" Fatores de Crescimento em cosméticos agem na pele

Em cosmético, recuperação do tecido e auxílio da cicatrização são duas das funções dos Fatores de Crescimento, usados também em tratamentos antiage, diz especialista. É o caso de produtos profissionais e home care da Buona Vita, única empresa com quatro Fatores de Crescimento em linha de produtos

Quando fazemos algum tratamento de medicina estética, ou quando a nossa pele passa por situações que ajudam a degradá-la, é comum que a pele fique lesionada — provavelmente porque ainda não houve uma cicatrização. E até mesmo o envelhecimento natural contribui para uma série de alterações na pele. "Ela fica mais fina, menos elástica e resistente, com perda de tônus e vitalidade, o que leva ao desenvolvimento de rugas e, posteriormente, sulcos acentuados, devido à degradação das fibras de colágeno e elastina. Há, também, uma diminuição na capacidade de absorção de nutrientes e de hidratação da pele, resultando em ressecamento e descamação, e da dificuldade de cicatrização, regeneração e renovação do tecido", explica Isabel Luiza Piatti, tecnóloga em estética e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos na Buona Vita Cosméticos. Para ajudar no processo de recuperação de tecido, por conta do envelhecimento ou de pós-tratamentos, muitas empresas investem em produtos que contenham Fatores de Crescimento. Mas afinal, o que são eles?

Isabel explica que os Fatores de Crescimento são moléculas proteicas produzidas pelo corpo que se ligam a receptores de membranas celulares e, através dessa união, eles atuam em mecanismos de cicatrização e reparo tecidual. Essas substâncias, então, são fundamentais para proteção, manutenção da integridade da pele e regulação de tecidos normais, explica a diretora da Buona Vita, única empresa do mercado a contar com uma linha de cosméticos com quatro Fatores de Crescimento, que possuem indicações específicas e comprovação prévia de testes de eficácia. Dessa forma, eles têm função específica e atuam em vários processos do ciclo celular: na regeneração do tecido, melhorando muito a uniformidade da própria textura. "Sem os Fatores de Crescimento não ocorreriam os processos de cicatrização. Ou seja, os Fatores de Crescimento, juntamente com hormônios, citocinas e células plasmáticas, atuam na homeostasia (condição de estabilidade) da pele", completa a profissional.

Utilizados também em outras áreas da medicina e ciência, os Fatores de Crescimento mais utilizados na área de Saúde Estética, de acordo com Isabel, são os que participam do processo da formação de novas células, como o colágeno. "Tais Fatores são: o Fator de Crescimento Epidermal-EGF, Fator de Crescimento Vascular Endotelial-VEGF, Fator de Crescimento Insulínico-IGF e o Fator de Crescimento Fibroblástico-b-FGF. Esses são os fatores mais encontrados na cosmetologia, com um importante efeito terapêutico no processo de recuperação tecidual."

Antienvelhecimento e pós-tratamento para acne
A profissional ressalta que o uso de Fatores de Crescimento em protocolos antienvelhecimento potencializa os resultados. "A pele possui grande atividade metabólica, com mecanismos fisiológicos, imunológicos e endócrinos, que proporcionam estabilidade ao tecido, refletindo em uma pele saudável e íntegra. Com o processo de envelhecimento, seja genético (predisposição do indivíduo) ou epigenético (fatores externos determinantes), esses mecanismos são reduzidos, diminuindo também a atividade metabólica celular, células imunológicas e proteínas estruturais. Sendo assim, a introdução de Fatores de Crescimento é fundamental para suprir essa deficiência no tecido envelhecido. Quando em sinergia com outros ativos cosméticos e ainda associados a terapias combinadas, fazem com que potencialize ainda mais os resultados dos protocolos", explica.

Outro tipo de aplicação interessante para os Fatores de Crescimento, segundo a profissional, diz respeito ao pós-tratamento de acne — já que alguns produtos específicos costumam eliminar a bactéria, mas "detonam" a pele, às vezes provocando até rachaduras. "Ele auxilia no processo de recuperação da pele no pós-tratamento de acne, justamente por atuar nesse processo de regeneração, em especial o Fator de Crescimento Endotelial e o Insulínico. Mas é importante ressaltar que eles em si não atuam no tratamento da acne; funcionam como um complemento, justamente porque a acne é uma inflamação que vai deixar sequelas, cicatrizes. Mais especificamente em tratamentos, ele também pode ser usado depois de outros procedimentos como laser, CO2, carboxiterapia, peelings, e pós-operatório, já que na maioria desses procedimentos são induzidas lesões no tecido, esperando uma resposta de cura", completa.

Segundo a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos da Buona Vita, a marca possui dois Iontos multifuncionais que fazem parte da Linha Bio Intense e que contêm, juntos, os quatro Fatores de Crescimento citados acima, além da sinergia com outros ativos. São eles: Ionto Bio Skin e Ionto Bio Factor — ambos de uso profissional. "A associação dos dois auxilia nos processos de cicatrização e regeneração do tecido, e também com função antiage reparadora, sendo importantes aliados no processo de devolução da saúde do tecido e da beleza estética da pele", conclui Isabel, que ressalta a importância do uso diário do Gel Creme Skin Factor (home care com os quatro Fatores) para potencializar os resultados do tratamento em cabine. "É importante salientar que existem contraindicações: pessoas que já passaram por câncer de pele somente devem usar os Fatores de Crescimento com liberação médica e aquelas com propensão genética a queloide não poderão usar o b-FGF, por isso, na linha da Buona Vita, ele está isolado no Ionto Bio Skin, sendo indicado para esses casos somente o Ionto Bio Factor", diz. Ela complementa sobre a importância do profissional de saúde estética preencher corretamente o prontuário estético. "Os Fatores de Crescimento possuem estudos de segurança já publicados, mas é fundamental a realização do prontuário estético para conhecer o histórico de cada cliente para o correto direcionamento de uso de somente um dos iontos ou da combinação dos dois em melange, além da indicação do produto home care."

Ionto Bio Skin
Com o objetivo de melhorar a cicatrização, a sequela, a aparência das rugas e escoriações, além das estrias e também trabalhar no aperfeiçoamento da aparência dos sinais relacionados ao envelhecimento (como tônus, maciez e hidratação), o Ionto Bio Skin é uma solução eletrolítica, que contém dois ativos, sendo um deles um fator de crescimento: Phycojuvenine (protege o DNA mitocondrial) e b-FGF (Fator de Crescimento Fibroblástico básico, que favorece a elasticidade cutânea). "Os dois ativos unidos promovem excelentes resultados nos tratamentos que visam promover efeito lifting através da regeneração celular em peles maduras e desvitalizadas, inclusive a de fumantes, pois atuam na reestruturação do colágeno e elastina, devolvendo a vitalidade, energia, elasticidade e aparência jovial", explica Isabel.

Ionto Bio Factor
Com a finalidade de regeneração tecidual, o Ionto Bio Factor tem três Fatores de Crescimento em sua formulação: CG-EGF (Fator de Crescimento Epidermal), que acelera o processo de renovação da epiderme, reduzindo e prevenindo linhas e rugas; CG-IGF (Fator de Crescimento Insulínico), que reduz e previne linhas e rugas por ativar a geração de novas células cutâneas, aumentando os níveis de colágeno e elastina da pele e reduzindo manchas avermelhadas; o CG-VEGF (Fator de Crescimento Vascular) estimula a produção de novos capilares sanguíneos, melhorando a irrigação tecidual. "Dessa forma, o Bio Factor pode ser aplicado também em protocolos de rejuvenescimento, estrias, cicatrizes e sequelas, aumentando os níveis de colágeno e elastina e a indução da formação de novos vasos capilares sanguíneos da pele, devolvendo vitalidade e energia. Com rica composição, também é um importante aliado no reparo e na regeneração tecidual também em pré e pós-peeling", acrescenta Isabel.
Tudo isso graças à combinação de ativos que também fazem parte do produto: Sódio PCA (agente de hidratação fisiológica), Magnésio PCA (produção de energia na pele), Zinco PCA (síntese de proteínas e auxílio na cicatrização) e Manganês PCA (fundamental para a síntese do RNA e DNA), todos formando o composto Physiogenyl (que estimula o crescimento e o metabolismo dos queratinócitos é potente hidratante), além da presença do ativo Hydroxyprolisilane CN (estimula a biossíntese de colágeno).

Gel Creme Skin Factor (home care)
Com os quatro fatores de crescimento da linha, o Gel creme Skin Factor é indicado para uso facial e corporal, como manutenção diária na intenção de potencializar os efeitos dos dois iontos, nos mesmos tratamentos (de pós-operatório a antiage). Possui também os ativos Hydroxyprolisilane CN, Phycojuvenine, Physiogenyl, e a manteiga exótica, que promove nutrição, emoliência, hidratação e suavidade da pele. "Seu uso é diário e deve ser aplicado após limpeza e tonificação", finaliza Isabel.

Buona Vita: A Buona Vita oferece, desde 1988, tecnologia de ponta e princípios ativos seguros, que garantem resultados rápidos e eficazes. Precursora do uso da nanotecnologia na indústria cosmética, hoje está entre as líderes do segmento de cosméticos profissionais, e possui uma linha Home Care; a sustentabilidade é um dos diferenciais da Buona Vita com a formulação de produtos com bases biocompatíveis. Tecnologia, pesquisa e responsabilidade para enaltecer a beleza e cuidar do planeta.
www.buonavita.com.br
SAC 41 3023-1855

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.