Dia da Mentira: Especialista ensina como detectar mentiras no ambiente de trabalho
Segundo Mario Junior, sócio da S2 Consultoria - empresa especializada em prevenir e tratar atos de fraude e assédio nas organizações, observação, estudo e muita prática permitem que qualquer pessoa note indÃcios de falta de sinceridade em discursos, entrevistas e conversas.
O especialista explica que a leitura e compreensão dos canais verbais e não verbais de comunicação é uma das formas de identificar quando alguém mente. Dentre as principais maneiras para realizar essa identificação, estão a observação da linguagem corporal, facial, verbal e paralinguÃstica.
Ainda que a linguagem corporal possa revelar muitas coisas que tentamos esconder, o ideal é analisar o contexto antes de tirar conclusões. O sócio da S2 alerta para o fato de que interpretações equivocadas podem ser tornar armadilhas para pessoas destreinadas. “O caminho mais eficaz é identificar se o comportamento apresentado pela pessoa está fora do seu padrão. Caso contrário, você pode cometer graves erros ao analisar uma ‘coçada no nariz’ e julgar que a pessoa está mentindo, sendo que na verdade ela apenas está gripada naquele dia”, explica.
No ambiente corporativo, as mentiras mais comuns são relacionadas a atrasos, trabalhos não realizados ou aptidões exageradas. “Além disso, mentiras mais graves como manipulação de resultados também são praticadas, podendo gerar efeitos colaterais de grandes proporções”, ressalta.
Identificando mentiras
A Entrevista Comportamental e a Entrevista Investigativa Moderna são técnicas aplicadas a potenciais suspeitos, denunciantes, testemunhas, vÃtimas, fornecedores ou outras fontes existentes para obtenção de informações e determinação da veracidade dos fatos a respeito de suspeitas, denúncias ou incidentes especÃficos nas organizações.
Os sócios da S2 Consultoria - Renato Santos e Mario Junior - têm mais de 15 anos de experiência no tema e 7.000 entrevistas no Brasil e exterior. Os profissionais possuem habilidades e conhecimentos especÃficos os quais, por meio de uma abordagem empática e com respeito à dignidade humana, oferece aos envolvidos a oportunidade de apresentar sua versão sobre os fatos identificados.
O processo de entrevistas, em consonância à legislação brasileira, não fere os direitos individuais dos entrevistados, sendo estes documentados e assegurados antes do inÃcio da mesma, legitimando à organização na aplicação da metodologia.
Sobre S2 Consultoria. Consultoria especializada em prevenir e tratar atos de fraude (Apropriação indevida, Corrupção e Demonstrações fraudulentas) e assédio (Moral, Sexual e Corporativismo), levando em conta o comportamento humano e seus desdobramentos nas organizações.
Mario Junior é formado em Administração de Empresas com MBA em LogÃstica Empresarial. Gerenciou mais de 30.000 entrevistas no Brasil em mais de 80 empresas de diversos segmentos do mercado. Ministrou cursos de Técnicas de Entrevistas, Detecção de Dissimulação para diversos públicos e empresas. Realizou mais de 3.000 entrevistas com profissionais de diversos nÃveis hierárquicos e nos mais variados ramos de atividades no Brasil e na América do Sul.
O especialista explica que a leitura e compreensão dos canais verbais e não verbais de comunicação é uma das formas de identificar quando alguém mente. Dentre as principais maneiras para realizar essa identificação, estão a observação da linguagem corporal, facial, verbal e paralinguÃstica.
Ainda que a linguagem corporal possa revelar muitas coisas que tentamos esconder, o ideal é analisar o contexto antes de tirar conclusões. O sócio da S2 alerta para o fato de que interpretações equivocadas podem ser tornar armadilhas para pessoas destreinadas. “O caminho mais eficaz é identificar se o comportamento apresentado pela pessoa está fora do seu padrão. Caso contrário, você pode cometer graves erros ao analisar uma ‘coçada no nariz’ e julgar que a pessoa está mentindo, sendo que na verdade ela apenas está gripada naquele dia”, explica.
No ambiente corporativo, as mentiras mais comuns são relacionadas a atrasos, trabalhos não realizados ou aptidões exageradas. “Além disso, mentiras mais graves como manipulação de resultados também são praticadas, podendo gerar efeitos colaterais de grandes proporções”, ressalta.
Identificando mentiras
A Entrevista Comportamental e a Entrevista Investigativa Moderna são técnicas aplicadas a potenciais suspeitos, denunciantes, testemunhas, vÃtimas, fornecedores ou outras fontes existentes para obtenção de informações e determinação da veracidade dos fatos a respeito de suspeitas, denúncias ou incidentes especÃficos nas organizações.
Os sócios da S2 Consultoria - Renato Santos e Mario Junior - têm mais de 15 anos de experiência no tema e 7.000 entrevistas no Brasil e exterior. Os profissionais possuem habilidades e conhecimentos especÃficos os quais, por meio de uma abordagem empática e com respeito à dignidade humana, oferece aos envolvidos a oportunidade de apresentar sua versão sobre os fatos identificados.
O processo de entrevistas, em consonância à legislação brasileira, não fere os direitos individuais dos entrevistados, sendo estes documentados e assegurados antes do inÃcio da mesma, legitimando à organização na aplicação da metodologia.
Sobre S2 Consultoria. Consultoria especializada em prevenir e tratar atos de fraude (Apropriação indevida, Corrupção e Demonstrações fraudulentas) e assédio (Moral, Sexual e Corporativismo), levando em conta o comportamento humano e seus desdobramentos nas organizações.
Mario Junior é formado em Administração de Empresas com MBA em LogÃstica Empresarial. Gerenciou mais de 30.000 entrevistas no Brasil em mais de 80 empresas de diversos segmentos do mercado. Ministrou cursos de Técnicas de Entrevistas, Detecção de Dissimulação para diversos públicos e empresas. Realizou mais de 3.000 entrevistas com profissionais de diversos nÃveis hierárquicos e nos mais variados ramos de atividades no Brasil e na América do Sul.
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