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Amabilis desfilará no São Paulo Fashion Week


Após participar de projeto de aceleração do Sebrae e IN-MOD, pequena empresa capixaba dividirá palco da semana de moda com grandes estilistas e marcas renomadas

A marca feminina Amabilis, uma empresa de pequeno porte, chegará este ano à passarela da 41ª edição do São Paulo Fashion Week, após ser selecionada pelo projeto de aceleração de negócios Top Five, uma iniciativa conjunta do Sebrae e Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD). A maior semana de moda do hemisfério sul acontece de 25 a 29 de abril.

O Top Five é um projeto que visa inserir os pequenos negócios no mercado de alto valor agregado da moda. Graças a consultorias recebidas durante oito meses, a marca capixaba vai dividir os flashes com estilistas e marcas renomadas da moda brasileira no evento que é uma grande oportunidade de marketing e comunicação.

Desde junho de 2015, os designers Luiz Carlos Guidoni e Robson Santos, sócios fundadores da Amabilis, receberam consultoria de especialistas que apontaram novos caminhos para a evolução do negócio tanto no desenvolvimento de produtos, na estratégia comercial, na comunicação e no branding. Assim, a nova coleção da marca, a segunda trabalhada com ajuda dos profissionais, foi apontada pelo time de consultores junto com a curadoria do São Paulo Fashion Week para ser lançada na semana da moda.

Além da Amabilis, outros quatro pequenos negócios de diferentes regiões brasileiras participam do projeto de aceleração Top Five. Considerando o momento atual de cada marca, os consultores escolheram a empresa capixaba por considerarem com potencial para explorar o SPFW de maneira efetiva nas diferentes áreas do negócio. “O SPFW é uma grande vitrine para projetar marcas no mercado nacional”, diz a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

A Amabilis, que já veste algumas personalidades e celebridades da TV e cinema nacional, vai galgar um novo patamar. “Sabemos que o desfile é uma importante vitrine. Estamos muito felizes em poder lançar uma coleção numa plataforma como o SPFW”, afirma Luiz Guidoni.

Atualmente presente em 50 multimarcas no país, além de loja própria e quatro franquias em diferentes municípios do Espírito Santo, a Amabilis – que começou o negócio com um modelo voltado a pronta entrega – tem, cada vez mais, voltando-se para o atacado. A exposição no SPFW deverá ampliar a visibilidade e consequente atuação da marca em todo o território nacional.

Durante a temporada de moda da 41ª SPFW, todas as pequenas empresas contempladas no projeto de aceleração Top Five farão ação estratégica de posicionamento de marca e varejo. Elas estão desenvolvendo produtos de edição limitada para comercialização exclusiva na FFWSHOP, pop up store do São Paulo Fashion Week. Os negócios também participarão de tradeshows para venda dessas coleções ao atacado, com o suporte dos consultores do projeto. Para Clarissa Guimarães, gestora do Top Five no IN-MOD, a iniciativa é uma forma de impor um ritmo de desenvolvimento mais rápido a empresas já estruturadas. “Agora, o mais importante é acompanhar a evolução de cada marca”, ressalta.

A diretora Heloisa Menezes reafirma o compromisso do Sebrae de promover ações destinadas a apoiar a inserção dos pequenos negócios na cadeia de alto valor da moda. “A indústria da moda no Brasil é predominantemente formada por pequenos negócios. São mais de 317 mil empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano, entre microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. Em todo o país há empreendedores fazendo uma moda autêntica, criativa e vibrante”, afirma.

SOBRE O TOP FIVE
Lançado em 2015, o Top Five, uma ação do convênio Contextualizar na Moda II, tem o objetivo de mapear, preparar e promover a inserção dos pequenos negócios no mercado de alto valor agregado da moda.

Por meio desse projeto cinco pequenos empreendedores de moda passaram por oito meses de capacitação nas áreas de branding, comercialização e desenvolvimento de produto. As empresas participantes foram selecionadas a partir da indicação das unidades regionais do Sebrae. O processo seletivo iniciou-se com 20 indicados até chegar às cinco empresas participantes: PH Praia (Cabo Frio/RJ), Adriano Martin (Catanduva/SP), Amabilis (Colatina/ES), Green Co. e Jardin (ambas de Belo Horizonte/MG). São pequenos negócios estruturados e atuantes em diferentes segmentos.

O objetivo do Top Five foi promover o desenvolvimento mais acelerado das empresas participantes. Os resultados foram positivos e já podem ser mensurados nas mudanças iniciadas pelos empresários. Processos e dinâmicas de gestão foram revistos e reelaborados. As mudanças estão ocorrendo de diversas maneiras: realização de um efetivo planejamento criativo e comercial ocasionando transformações quantitativas e qualitativas nas peças comercializadas, avaliação de novos formatos de atuação no varejo e até mesmo escolha de novas formas de estar presente no mercado, desdobramento em novas linhas de produtos para aumentar a atuação no mercado nacional são alguns dos resultados. O projeto também promoveu parcerias importantes dos empreendedores com fornecedores reconhecidos no mercado, como Swarovski, Sta Constancia, YKK, Canatiba, Kalimo e TecnoBlu.

A cadeia produtiva da moda, contemplando os segmentos de têxtil e confecção, couro e calçados e gemas e joias, tem sido reconhecida por seu elevado potencial de geração de renda e de postos de trabalhos em todo o Brasil. São 2,4 milhões de empregos no país, posicionando a moda como uma cadeia produtiva expressiva e promissora para alavancar o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do país. Em 2015, a indústria de vestuário movimentou cerca de R$ 200 bilhões no país.

SOBRE O CONVÊNIO
O projeto Contextualizar na Moda surgiu da necessidade de inserir as micro e pequenas empresas brasileiras no mercado de alto valor agregado da moda. As empresas escolhidas são alvo de uma programação intensa de consultorias, capacitações, palestras e participações em feiras, workshops e exposições, tendo acesso inclusive aos bastidores do São Paulo Fashion Week (SPFW), a maior semana de moda do hemisfério sul. Desde o início da parceria entre o Sebrae e o IN-MOD, em 2012, cerca de 650 empresários participaram das missões técnicas ao SPFW, 100 empresas exploram produtos na loja conceito FFWShop e cerca de 250 pequenos negócios foram beneficiados pela curadoria da loja FFWShop.

SOBRE A AMABILIS
Fundada em 1998 pelos designers de moda Luiz Carlos Guidoni e Robson Santos em Colatina, Espírito Santo, a pequena empresa possui uma grande atuação no mercado capixaba. O negócio foi estruturado para a venda de produtos em pronta entrega, aliando a qualidade do produto à velocidade na entrega. Da malha à seda, passando pelo tricoline e o neoprene, os tecidos trabalhados são de alta tecnologia. A Amabilis aposta em estampas exclusivas e é focada na mulher moderna e real, que alia tendências de moda ao seu estilo.

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