Verão: exposição ao Sol requer cuidados com a pele
Dermatologista Gilvan Alves recomenda o uso indispensável do FPS
Se no inverno a tendência é se manter protegido do frio com muita roupa cobrindo a pele, no verão acontece o inverso. Nessa época de temperaturas altas a pele fica mais exposta aos raios solares e muita gente gosta de ficar bronzeada. Mas atingir a cor da estação mais quente do ano requer cuidados, afinal a exposição ao Sol pode causar doenças como o câncer da pele.
Para curtir o verão sem preocupações o dermatologista Gilvan Alves (CRM 7940) dá algumas dicas sobre como cuidar melhor da pele:
“O uso do filtro solar é indispensável, ainda mais no verão. O ideal é utilizar um produto com FPS 30, já as pessoas com peles mais claras devem optar por FPS 60 ou mais. Havendo contato com a água ou muito suor o produto deve ser reaplicado. Na praia ou na piscina o recomendável é reaplicar a cada duas horas, não esquecendo do uso de chapéus e óculos de sol para aumentar a proteção contra os raios solares”, explica o dermatologista.
Gilvan Alves alerta para os cuidados da exposição ao Sol após tratamentos como a depilação: a pele sensível após o procedimento deve ser protegida com filtro solar, caso contrário aumentam as chances de aparecimento de manchas no local depilado. Atenção redobrada também com o uso de perfumes. As áreas expostas ao Sol com a aplicação desse produto podem ficar manchadas.
“Até mesmo o desodorante deve ser testado na pele antes do uso diário para saber se não haverá irritação ou outro efeito na área das axilas. O aerossol, por exemplo, resseca a pele, então é recomendável o uso de produtos em creme ou roll-on. Se a pessoa adotar esses cuidados poderá passar o verão sem preocupações, mas se surgirem manchas ou outros problemas na pele é indispensável a consulta com um dermatologista”, conclui Gilvan Alves.
Nenhum comentário