Header Ads

Textura para paredes: Dicas para obter um resultado incrível sem deixar o ambiente pesado

As texturas são muito utilizadas por quem deseja diferenciar a decoração das paredes, mas é preciso saber usá-las para que o ambiente não fique sobrecarregado. O arquiteto parceiro dá Pincéis Atlas dá algumas dicas importantes para quem vai aderir ao método.

A textura é uma opção prática e eficiente para quem deseja repaginar o visual de paredes. Isso porque são versáteis, combinam com diversos ambientes e, em alguns casos, podem ser feitas sem a ajuda de um profissional. Mas de acordo com o arquiteto parceiro da Pincéis Atlas, Carlos Eduardo Chitão, do escritório DLP Arquitetura, é preciso seguir algumas dicas para não errar na escolha da textura e no local de aplicação. Confira abaixo

Avaliação dos cômodos
Segundo Carlos Eduardo, na maioria dos casos, a textura não é indicada para cozinha e banheiros, pois pode dificultar a limpeza do local. “É permitido usar texturas em todos os cômodos da casa, porém as áreas que recebem melhor este recurso são sala, corredores, quartos e fachadas”.
Além disso, como existem diversos tipos de texturas (de massa, de rolo, papéis de paredes texturizados, tecidos etc) é preciso sempre verificar com o arquiteto qual o tipo que se adequa melhor ao local e aos móveis que compõem o ambiente.

Escolha da cores
É preciso tomar cuidado na escolha da cor que será aplicada na textura. O ideal é sempre optar por cores mais suaves na parede onde a textura é aplicada.

“Se for usar textura, o melhor é utilizar cores mais neutras. A cor muito forte, quando aplicada em uma parede com textura, costuma carregar o ambiente, deixando-o com muita informação visual”, garante Carlos.

Alinhar texturas com móveis

É sempre interessante buscar um equilíbrio na utilização das texturas. Segundo o arquiteto, uma maneira de fazer isso é buscar o alinhamento entre textura, cores e mobiliário.

“Quando nossos olhos passam pelo o ambiente, o nosso cérebro, inconscientemente, define se achamos aquele local bonito ou não, carregado ou não. Por isso o equilíbrio na composição é fundamental”.
Se os móveis têm muita personalidade e serão a atração principal do cômodo, as cores das pinturas e texturas devem harmonizar com eles. O contrário também deve acontecer. Um cômodo com móveis mais neutros permite uma textura mais ousada.

Como fazer a textura
Para quem está com o orçamento apertado, mas deseja texturizar as paredes, a Pincéis Atlas montou um passo-a-passo de como fazer o efeito jeans sem a ajuda de um profissional.

Efeito Jeans

Materiais necessários:
- Tinta acrílica Acetinada (Fundo);
- Gel para Efeitos Especiais;
- Rolo Antigota;
- Rolo para efeito Jeans

1° Passo
Pintar a parede com tinta acrílica acetinada como fundo e esperar secar.
2° passo
Passar o gel para efeitos especiais com o Rolo Antigota deixando-o da maneira amis homogênea possível.
3° Passo
Com o gel ainda úmido passar o rolo de Efeito Jeans no sentido vertical. Em seguida passar o rolo no sentido horizontal.
Serviço:
Escritório de arquitetura: DLP Arquitetura
Endereço: Rua João Guimarães, 253
Telefone: (51) 3331-6655

Sobre a Pincéis Atlas

Líder no Brasil em Pincéis, Rolos e Acessórios para Pintura, a Pincéis Atlas é uma referência para o mercado de construção nacional e internacional, exportando para mais de 60 países. Fundada em 1966, sua sede está em Esteio (RS), onde atua com duas plantas industriais, e a empresa possui também centros de distribuição em Jaboatão dos Guararapes (PE) e Itapevi (SP).

Com uma ampla gama de soluções para o segmento profissional e doméstico, a Pincéis Atlas oferece ao mercado cerca de 580 itens, todos eles produzidos com a mais alta tecnologia de fabricação e diferenciais como matéria prima de excelência, design inteligente e voltado à alta performance.

A Pincéis Atlas é parte da InBetta, que detém também as empresas Bettanin, Sanremo, Primafer, Ordene e SuperPro.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.