Arnaldo Danemberg Antiquário na Casa Cor São Paulo 2017
Arnaldo Danemberg Antiquário participa da Casa Cor São Paulo 2017, em sua 31º edição, que acontece entre os dias 23 de maio e 23 de julho, no prédio do Jockey Club de São Paulo. Esse ano, a mostra traz como tema “Foco no Essencial”, com o objetivo de apresentar o que é fundamental para viver bem em espaços diversos.
Prestigiado pelos arquitetos e organizadores do evento, o antiquário de origem de carioca, terá várias de suas peças nos principais ambientes como: Marina Linhares, Paloma Yamagata, Duda Porto, Paola Ribeiro e Paula Neder.
Os objetos selecionados pelos profisionais variam entre as tradicionais peças do antiquario, como baús, cadeiras, mesas, e a linha AD Studio por Paloma Danemberg, como caixas, moldes de maquinário e vasos. Todas as peças são garimpadas a dedo, passando por detalhado processo de restauro ao chegar no Brasil. Abaixo, mais detalhes sobre as escolhas dos profissionas com as peças do antiquário que podem ser conferidas no evento.
MARINA LINHARES
Para a Casa da Praia, Marina utilizou diversos produtos icônicos do antiquário, como baú, banco, estantes, pias portuguesas em pedra, que conversaram perfeitamente com o branco e matizes de azul do ambiente.
Baú espanhol em madeira clara acetinada (pinho) e ferro, estrutura retilínea, corpo do móvel contendo molduras diversas e corda. Móvel de cunho campesino e provavelmente de caserna. AD STUDIO por Paloma Danemberg - Espanha séc. XIX.
Alt.: 0.50m - Comp.: 1.00m - Prof.: 0.59m
PAOLA RIBEIRO
A Casa Cosmopolita, da Arquiteta Paola Ribeiro, abriga inúmeras peças marcantes do antiquário. Entre elas estão a mesa de oficio portuguesa, baú e cadeira, todas em madeira clara acetinada, AD STUDIO por Paloma Danemberg.
Mesa francesa em madeira clara acetinada (carvalho e outra) e metal, estrutura retilínea, tampo retangular, tábua lateral com alça recortada com sinuoso movimento e vazada, caixa contendo recipiente para guarda de pães, pernas quadrangulares afinando para baixo, amarração única, reta e lisa. Tarugos na construção. Móvel de cunho campesino proveniente da região de Landes. França - séc. XIX.
Alt.: 0,72m - Comp.: 1,50m - Prof.: 0,77m
Mesa braseiro portuguesa em madeira clara acetinada (pinho), estrutura retilínea, tampo redondo sobre quatro pernas quadrangulares e lisas, base inferior contendo orifício próprio para colocação do braseiro de modo a aquecer as pessoas ao redor da mesa. Tarugos na construção do móvel, assim como tacheados em metal. Móvel de cunho campesino. Portugal séc. XIX.
Alt.: 0,78m - Diam.: 1,02m
Espreguiçadeira européia em madeira clara acetinada (bois fruitier/cerisier) e palhinha, estrutura mista , espaldar em ligeiro declive contendo tabela em palhinha, assim como o assento, Braços em curvas, dobráveis. Móvel de navio e de cunho citadino. França, cerca 1900.
Alt. Espaldar:0,93m - Alt. Assento: 0,25m - Comp.: 0,58m - Prof.:0,55m
YAMAGATA ARQUITETURA
Paloma Yamagata desenvolve a casa Niwa, com linhas retas e traços arquitetônicos marcados que se unem a tons profundos e densos. Algumas das peças de Arnaldo Danemberg antiquário estão em destaque nos pequenos nichos da charmosa estante na sala, como os 200 vidros de farmácia português da linha AD Studio por Paloma Danemberg, além da cozinha e banheiro.
Egouttoir francês em madeira clara acetinada (pinho), estrutura retilínea, parte superior e inferior contendo travessas diversas , retas e lisas. Móvel de ofício e de cunho campesino destinado à secagem de louça. AD STUDIO por Paloma Danemberg. França, séc XIX.
Alt.:0,69m - Comp.:0,85m - Prof.:0,52m
Vidro de farmácia português, transparente, rolha em cortiça, original. AD STUDIO por Paloma Danemberg. Portugal, início do séc. XX.
Alt.: 0,21 - Diam.: 0,10m
RODRIGO JORGE E FABIO BOUILLET
Os profissionais criaram um living com Home Office, cozinha gourmet e suíte, totalmente jovial e descontraído. Os dois baús francês em madeira clara acetinada, da linha AD Studio por Paloma Danemberg, e a cadeira de braços inglês, em madeira e tecido branco, complementaram a decoração e trouxeram vida ao ambiente.
Baú francês em madeira clara acetinada (pinho), ferro e corda, estrutura retilínea, molduras na parte superior do tampo, cantoneiras e engonços em ferro. Alças laterais em cordas. Divisórias internas. Móvel de cunho campesino e de caserna. AD STUDIO por Paloma Danemberg. França, cerca 1900.
Alt.: 0,28m - Comp.: 0,50m - Prof.: 0,44m
Cadeira de braços inglesa em madeira clara acetinada ( carvalho e "fruitwood") e tecido, estrutura retilínea,espaldar em travessas verticais torneadas diversas, assim como os coutos, assento e descanso dos braços em estofaria(posterior).Pernas dianteiras torneadas, assim como amarração, traseiras em sabre. Móvel de cunho campesino ao gosto Windsor. Provincial English Furniture. Inglaterra, séc XIX
Alt.assento:0,39m. / espaldar:1,14m. Comp.:0,57m. Prof.:0,49m.
PAULA NEDER
Para a Sala Íntima, a arquiteta Paula Neder optou por decorar o ambiente com peças de madeira clara acetinada de Arnaldo Danemberg Antiquário, que ajudaram a trazer aconchego. O destaque está na cadeira de balanço portuguesa de 1940, que se encontra no centro da sala.
Cadeira de balanço portuguesa, em madeira clara acetinada (pinho), para crianças, estrutura retilínea. Móvel de varanda e de cunho campesino. Portugal cerca de 1940.
Alt.: 0.53m - Comp.: 0.38m - Prof.: 0.42m
Baú português em madeira clara acetinada (cedro) e metal, estrutura retilínea, alças laterais e espelho de fechadura em metal, encaixes aparentes na construção do nível. Móvel de cunho citadino. Portugal séc. XIX.
Alt.:0,30m - Comp.:1,20m - Prof.:0,50m
Baú português em madeira clara acetinada (pinho) e metal, estrutura retilínea, tampo retangular emoldurado com ligeiro declive côncavo, fechadura e alças laterais em metal, moldura na base. Móvel de cunho campesino. Portugal cerca de 1900.
Alt.: 0,35m - Comp.: 0,65m - Prof.: 0,44m
TRIART ARQUITETURA
O escritório TriArt Arquitetura, composto pelos profissionais André Bacalov, Kika Mattos e Marcela Penteado, optaram por peças menores como caixas, vidros e fragmentos, para compor o estúdio +55. Percorrendo pelo ambiente, é possível encontrar mais 11 objetos que conversam perfeitamente com a decoração.
Fragmento de arquitetura francês em madeira clara acetinada (pinho de riga), pinha torneada sob base cilíndrica, moldura na base, base em ferro fundido (posterior) | França, séc. XIX
Alt.: 0,30m - Comp.: 0,15m - Prof.: 0,15m
ANTONIOLLI ARQUITETURA
Arnaldo Danemberg Antiquário não poderia estar de fora do estúdio do viajante, criado pelo Maicon Antonelli. Além dos objetos da loja, o ambiente ainda tem peças de uso pessoal de Arnaldo, como maleta e caixa.
Baú português em madeira clara acetinada, couro e metal amarelo, estrutura retilínea, tampo contendo travessas diversas, as quais também circundam o móvel, cantoneiras e fechaduras em metal amarelo, tacheados diversos ornamentando o móvel. Alças laterais em couro ,assim como o corpo do móvel, sendo este decorado com pirogravuras em inspiração fitomorfa. Interior forrado em tecido original. Móvel de cunho citadino. Portugal, cerca 1900.
Alt.:0,32m - Comp.:1,00m - Prof.:0,50m
Hall chair (cadeira de hall) inglesa em madeira acetinada( mogno), estrutura curvilínea, espaldar em forma de balão, vasado, contendo medalão próprio para a colocação de brasão ou monograma do proprietário, recortes e frisos diversos, entalhes fitomorfos.Assento em madeira, pernas dianteiras torneadas e traseiras em sabre |Móvel no estilo Neo-Rococó/ Eclético inglês de meados do período Vitoriano, dito e conhecido este como "Middle Victorian ") e de cunho citadino.Inglaterra, meados séc. XIX.
Alt. Assento:0,45m - Alt. Espaldar:0,80m –
comp.: 0,42m - Prof.:0,45m
LUIZ OTAVIO DEBEUS
A mesa de ofício francesa, da linha AD Studio por Paloma Danmeberg, se tornou uma linda bancada na cozinha do Estúdio Le Salon, projetada por Luiz Otavio Debeus. O móvel, de madeira clara acetinada, trouxe um ar aconchegante ao ambiente. Essa não é a única peça disposta no projeto. É possível conferir mais 26, entre vidros, garrafas, bandejas e lousas.
Mesa de ofício francesa em madeira clara acetinada (pinho) e ferro, estrutura retilínea, plataforma inferior em madeira ripada. Móvel de ofício e de cunho campesino. AD STUDIO por Paloma Danemberg. | França, cerca 1900.
Alt.:0,85m - Comp.:2,75m - Prof.:0,76m
GPPA
Para a Casa Branca, o Studio GPPA utilizou diversos produtos que se tornaram destaque no ambiente. Um deles é a mesa francesa, do início do Séc XIX, em madeira clara acetinada, usada no espaço como móvel de escritório.
Ucha (maie) francesa em madeira clara acetinada (bois fruitier/noyer), estrutura retilínea, tampo retangular solto, encimando depósito para grãos ou massa de pão, contendo ainda gaveta na lateral. Pernas quadrangulares afinando para baixo, tarugos na construção. Móvel de cunho campesino, numa interpretação rural do estilo neoclássico | França, início do séc. XIX.
Alt.: 0,74m - Comp.: 1,77m - Prof.: 0,70m
SÁ E CIONI ARQUITETURA
A Casa da Mata, da Sá e Cioni Arquitetura, abriga inúmeras peças marcantes do antiquário. Ao todo são 17 peças que conversam perfeitamente com a decoração moderna e sofisticada.
Caixa francesa em madeira clara acetinada (cedro) e metal, estrutura retilínea, cantoneiras e alça lateral em metal, assim como placa de identificação no tampo, encaixes aparentes na construção do móvel. Móvel de oficio e de cunho citadino, destinado à guarda de instrumentos cirúrgicos. França cerca de 1900.
Alt.: 0,08m - Comp.: 0,40m - Prof.: 0,16m
Casa Cor 2016
Prestigiado pelos arquitetos e organizadores do evento, o antiquário de origem de carioca, terá várias de suas peças nos principais ambientes como: Marina Linhares, Paloma Yamagata, Duda Porto, Paola Ribeiro e Paula Neder.
Os objetos selecionados pelos profisionais variam entre as tradicionais peças do antiquario, como baús, cadeiras, mesas, e a linha AD Studio por Paloma Danemberg, como caixas, moldes de maquinário e vasos. Todas as peças são garimpadas a dedo, passando por detalhado processo de restauro ao chegar no Brasil. Abaixo, mais detalhes sobre as escolhas dos profissionas com as peças do antiquário que podem ser conferidas no evento.
MARINA LINHARES
Para a Casa da Praia, Marina utilizou diversos produtos icônicos do antiquário, como baú, banco, estantes, pias portuguesas em pedra, que conversaram perfeitamente com o branco e matizes de azul do ambiente.
Baú espanhol em madeira clara acetinada (pinho) e ferro, estrutura retilínea, corpo do móvel contendo molduras diversas e corda. Móvel de cunho campesino e provavelmente de caserna. AD STUDIO por Paloma Danemberg - Espanha séc. XIX.
Alt.: 0.50m - Comp.: 1.00m - Prof.: 0.59m
PAOLA RIBEIRO
A Casa Cosmopolita, da Arquiteta Paola Ribeiro, abriga inúmeras peças marcantes do antiquário. Entre elas estão a mesa de oficio portuguesa, baú e cadeira, todas em madeira clara acetinada, AD STUDIO por Paloma Danemberg.
Mesa francesa em madeira clara acetinada (carvalho e outra) e metal, estrutura retilínea, tampo retangular, tábua lateral com alça recortada com sinuoso movimento e vazada, caixa contendo recipiente para guarda de pães, pernas quadrangulares afinando para baixo, amarração única, reta e lisa. Tarugos na construção. Móvel de cunho campesino proveniente da região de Landes. França - séc. XIX.
Alt.: 0,72m - Comp.: 1,50m - Prof.: 0,77m
Mesa braseiro portuguesa em madeira clara acetinada (pinho), estrutura retilínea, tampo redondo sobre quatro pernas quadrangulares e lisas, base inferior contendo orifício próprio para colocação do braseiro de modo a aquecer as pessoas ao redor da mesa. Tarugos na construção do móvel, assim como tacheados em metal. Móvel de cunho campesino. Portugal séc. XIX.
Alt.: 0,78m - Diam.: 1,02m
Espreguiçadeira européia em madeira clara acetinada (bois fruitier/cerisier) e palhinha, estrutura mista , espaldar em ligeiro declive contendo tabela em palhinha, assim como o assento, Braços em curvas, dobráveis. Móvel de navio e de cunho citadino. França, cerca 1900.
Alt. Espaldar:0,93m - Alt. Assento: 0,25m - Comp.: 0,58m - Prof.:0,55m
YAMAGATA ARQUITETURA
Paloma Yamagata desenvolve a casa Niwa, com linhas retas e traços arquitetônicos marcados que se unem a tons profundos e densos. Algumas das peças de Arnaldo Danemberg antiquário estão em destaque nos pequenos nichos da charmosa estante na sala, como os 200 vidros de farmácia português da linha AD Studio por Paloma Danemberg, além da cozinha e banheiro.
Egouttoir francês em madeira clara acetinada (pinho), estrutura retilínea, parte superior e inferior contendo travessas diversas , retas e lisas. Móvel de ofício e de cunho campesino destinado à secagem de louça. AD STUDIO por Paloma Danemberg. França, séc XIX.
Alt.:0,69m - Comp.:0,85m - Prof.:0,52m
Vidro de farmácia português, transparente, rolha em cortiça, original. AD STUDIO por Paloma Danemberg. Portugal, início do séc. XX.
Alt.: 0,21 - Diam.: 0,10m
RODRIGO JORGE E FABIO BOUILLET
Os profissionais criaram um living com Home Office, cozinha gourmet e suíte, totalmente jovial e descontraído. Os dois baús francês em madeira clara acetinada, da linha AD Studio por Paloma Danemberg, e a cadeira de braços inglês, em madeira e tecido branco, complementaram a decoração e trouxeram vida ao ambiente.
Baú francês em madeira clara acetinada (pinho), ferro e corda, estrutura retilínea, molduras na parte superior do tampo, cantoneiras e engonços em ferro. Alças laterais em cordas. Divisórias internas. Móvel de cunho campesino e de caserna. AD STUDIO por Paloma Danemberg. França, cerca 1900.
Alt.: 0,28m - Comp.: 0,50m - Prof.: 0,44m
Cadeira de braços inglesa em madeira clara acetinada ( carvalho e "fruitwood") e tecido, estrutura retilínea,espaldar em travessas verticais torneadas diversas, assim como os coutos, assento e descanso dos braços em estofaria(posterior).Pernas dianteiras torneadas, assim como amarração, traseiras em sabre. Móvel de cunho campesino ao gosto Windsor. Provincial English Furniture. Inglaterra, séc XIX
Alt.assento:0,39m. / espaldar:1,14m. Comp.:0,57m. Prof.:0,49m.
PAULA NEDER
Para a Sala Íntima, a arquiteta Paula Neder optou por decorar o ambiente com peças de madeira clara acetinada de Arnaldo Danemberg Antiquário, que ajudaram a trazer aconchego. O destaque está na cadeira de balanço portuguesa de 1940, que se encontra no centro da sala.
Cadeira de balanço portuguesa, em madeira clara acetinada (pinho), para crianças, estrutura retilínea. Móvel de varanda e de cunho campesino. Portugal cerca de 1940.
Alt.: 0.53m - Comp.: 0.38m - Prof.: 0.42m
Baú português em madeira clara acetinada (cedro) e metal, estrutura retilínea, alças laterais e espelho de fechadura em metal, encaixes aparentes na construção do nível. Móvel de cunho citadino. Portugal séc. XIX.
Alt.:0,30m - Comp.:1,20m - Prof.:0,50m
Baú português em madeira clara acetinada (pinho) e metal, estrutura retilínea, tampo retangular emoldurado com ligeiro declive côncavo, fechadura e alças laterais em metal, moldura na base. Móvel de cunho campesino. Portugal cerca de 1900.
Alt.: 0,35m - Comp.: 0,65m - Prof.: 0,44m
TRIART ARQUITETURA
O escritório TriArt Arquitetura, composto pelos profissionais André Bacalov, Kika Mattos e Marcela Penteado, optaram por peças menores como caixas, vidros e fragmentos, para compor o estúdio +55. Percorrendo pelo ambiente, é possível encontrar mais 11 objetos que conversam perfeitamente com a decoração.
Fragmento de arquitetura francês em madeira clara acetinada (pinho de riga), pinha torneada sob base cilíndrica, moldura na base, base em ferro fundido (posterior) | França, séc. XIX
Alt.: 0,30m - Comp.: 0,15m - Prof.: 0,15m
ANTONIOLLI ARQUITETURA
Arnaldo Danemberg Antiquário não poderia estar de fora do estúdio do viajante, criado pelo Maicon Antonelli. Além dos objetos da loja, o ambiente ainda tem peças de uso pessoal de Arnaldo, como maleta e caixa.
Baú português em madeira clara acetinada, couro e metal amarelo, estrutura retilínea, tampo contendo travessas diversas, as quais também circundam o móvel, cantoneiras e fechaduras em metal amarelo, tacheados diversos ornamentando o móvel. Alças laterais em couro ,assim como o corpo do móvel, sendo este decorado com pirogravuras em inspiração fitomorfa. Interior forrado em tecido original. Móvel de cunho citadino. Portugal, cerca 1900.
Alt.:0,32m - Comp.:1,00m - Prof.:0,50m
Hall chair (cadeira de hall) inglesa em madeira acetinada( mogno), estrutura curvilínea, espaldar em forma de balão, vasado, contendo medalão próprio para a colocação de brasão ou monograma do proprietário, recortes e frisos diversos, entalhes fitomorfos.Assento em madeira, pernas dianteiras torneadas e traseiras em sabre |Móvel no estilo Neo-Rococó/ Eclético inglês de meados do período Vitoriano, dito e conhecido este como "Middle Victorian ") e de cunho citadino.Inglaterra, meados séc. XIX.
Alt. Assento:0,45m - Alt. Espaldar:0,80m –
comp.: 0,42m - Prof.:0,45m
LUIZ OTAVIO DEBEUS
A mesa de ofício francesa, da linha AD Studio por Paloma Danmeberg, se tornou uma linda bancada na cozinha do Estúdio Le Salon, projetada por Luiz Otavio Debeus. O móvel, de madeira clara acetinada, trouxe um ar aconchegante ao ambiente. Essa não é a única peça disposta no projeto. É possível conferir mais 26, entre vidros, garrafas, bandejas e lousas.
Mesa de ofício francesa em madeira clara acetinada (pinho) e ferro, estrutura retilínea, plataforma inferior em madeira ripada. Móvel de ofício e de cunho campesino. AD STUDIO por Paloma Danemberg. | França, cerca 1900.
Alt.:0,85m - Comp.:2,75m - Prof.:0,76m
GPPA
Para a Casa Branca, o Studio GPPA utilizou diversos produtos que se tornaram destaque no ambiente. Um deles é a mesa francesa, do início do Séc XIX, em madeira clara acetinada, usada no espaço como móvel de escritório.
Ucha (maie) francesa em madeira clara acetinada (bois fruitier/noyer), estrutura retilínea, tampo retangular solto, encimando depósito para grãos ou massa de pão, contendo ainda gaveta na lateral. Pernas quadrangulares afinando para baixo, tarugos na construção. Móvel de cunho campesino, numa interpretação rural do estilo neoclássico | França, início do séc. XIX.
Alt.: 0,74m - Comp.: 1,77m - Prof.: 0,70m
SÁ E CIONI ARQUITETURA
A Casa da Mata, da Sá e Cioni Arquitetura, abriga inúmeras peças marcantes do antiquário. Ao todo são 17 peças que conversam perfeitamente com a decoração moderna e sofisticada.
Caixa francesa em madeira clara acetinada (cedro) e metal, estrutura retilínea, cantoneiras e alça lateral em metal, assim como placa de identificação no tampo, encaixes aparentes na construção do móvel. Móvel de oficio e de cunho citadino, destinado à guarda de instrumentos cirúrgicos. França cerca de 1900.
Alt.: 0,08m - Comp.: 0,40m - Prof.: 0,16m
Casa Cor 2016
Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, nº 775, Cidade Jardim - São Paulo, SP
Data: 23 de maio a 23 de julho
Horário: Terça a Domingo, das 12h às 21h.
Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, nº 775, Cidade Jardim - São Paulo, SP
Data: 23 de maio a 23 de julho
Horário: Terça a Domingo, das 12h às 21h.
Nenhum comentário