Header Ads

Arranjo Produtivo Local em Balneário Camboriú e região possibilita juros abaixo do mercado para empresas do turismo

Olmir Schoeler, Gerente da Caixa em BC, Kamila Lehmkuhl, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Vilmar Back, Gerente Regional da Caixa, Ciça Muller, da Acibalc, Margot Rosenbrock e Francisco Barão, do Convention
A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú e o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau firmaram convênio na manhã de hoje, 29, com a Caixa Econômica Federal para o APL - Arranjo Produtivo Local de Turismo, que vai beneficiar empresas da região que fazem parte da cadeia produtiva do turismo.

O principal benefício é uma modalidade de crédito com juros de 0,83% ao mês para capital de giro. De acordo com Vilmar Back, Gerente Regional da Caixa, o papel do banco no arranjo produtivo é ser um agente financeiro, mas além de destinar fundos, também interagir para o desenvolvimento local. “Agora esse polo reconhecido internacionalmente, que contempla Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Itajaí, Navegantes e Blumenau, é também reconhecido pelo segmento do turismo através do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior”, diz.

A Presidente da Acibalc, Ciça Muller, Vilmar Back, Gerente Regional da Caixa e João Francisco Barão, Presidente do Convention Bureau
Para Ciça Muller, Presidente da Acibalc, o DNA da cidade é o turismo, que sempre foi a principal matriz econômica e que possibilitou o surgimento de outras, como a construção civil, por exemplo. “Uma das boas notícias é que o convenio não beneficia somente empresas ligadas diretamente ao turismo, mas também a pequena fruteira que abastece o hotel e o restaurante. É todo o trade, a cadeia produtiva”, diz.

Para o Presidente do Convention Bureau, João Francisco Barão, esse é um momento de transformação para a cidade e para a região, que está investindo no turismo de negócios. “Esse convenio chega no melhor momento, para que as empresas possam investir na sua profissionalização. O empresariado já tem participado de diversas especializações e isso resulta em um amadurecimento de vários setores”, diz. Margot Rosenbrock Libório, Vice-Presidente do Convention, complementa afirmando que este é um reconhecimento nacional, que formaliza que a matriz é o turismo e eleva a importância de projetos neste setor.

O convenio com a Caixa contou com a parceria do Sebrae e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

Crédito: Roberta Watzko

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.